quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Os 30 anos deste disco

























Há três décadas, por esta altura, estava a ser composto e gravado o quarto álbum dos Dead Can Dance, num pequeno apartamento na Isle of Dogs, em Londres. A difícil tarefa de superar a grandiosidade do álbum anterior não foi inteiramente conseguida, mas também era missão quase impossível. «Whitin The Real of a Dying Sun» (1987) é a obra magna da dupla de compositores Brendan Perry e Lisa Gerrard. O músico irlandês e a cantora australiana deram assim continuidade aos caminhos anteriormente traçados a partir de 1984. 
Com este trabalho, editado em Outubro de 1988, os Dead Can Dance fecharam a década que os celebrizou e fecharam igualmente o ciclo de vivência em comum enquanto casal. Brendan passou a viver numa antiga e restaurada igreja irlandesa, em Quivvy. Lá montou o seu estúdio e escola de Música. Foi na velha igreja em Quivvy que os Dead Can Dance continuariam a gravar os álbuns seguintes, até «Anastasis», em 2012. Há poucos anos, Perry colocou as instalações à venda e vive actualmente em França, onde iniciou novo percurso musical no projecto No Land.
Lisa, depois da saída da Isle of Dogs, passou a viver perto de Madrid e, a seguir, rumou à região das montanhas azuis, na Austrália. Gerrard tem uma sólida carreira a solo, participou em bandas sonoras de filmes famosos de Hollywood, como por exemplo o premiado «Gladiator» de Ridley Scott. 
Actualmente está envolvida num projecto conjunto com as Misteriosas Vozes Búlgaras, cujo álbum será editado este ano. 
Na altura em que foi editado, «The Serpent's Egg» não foi acolhido pela Rádio. Muitos anos mais tarde, em 2009, o programa «Álbum de Família» na RADAR dedicou-lhe uma emissão, com a passagem integral da obra e devida contextualização. Desde então os Dead Can Dance não voltariam – pelo menos até à presente data – a serem contemplados no programa. Há não muito tempo, o programa «Argonauta» na Antena2 incluiu vários temas de diversas fases do percurso musical conjunto de Brendan Perry e Lisa Gerrard. 
Voltando ao álbum que agora completa trinta anos: o tema "The Host of Seraphim" está incluído no documentário visual «Baraka», de Ron Fricke (1992) e no filme «The Mist», de Frank Barabont (2007). No mesmo ano de 1992, os temas "Echolalia" e "Mother Tongue" foram tocados na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Albertville, em França. 




<< Home