segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Hoje na RADAR
























O programa «Álbum de Família» desta semana dedica-se ao quarto disco de originais dos Roxy Music, editado em 1974. 
Numa altura em que a banda de Brian Ferry já não contava com o teclista Brian Eno na sua formação, foi mais a capa a ficar famosa que propriamente a música da banda britânica neste trabalho. As duas modelos (Constanze Karoli e Eveline Grunwald) foram fotografadas no Algarve, a pedido do vocalista. A imagem despoletou críticas e elogios. As críticas referiam-se à exploração gratuita da beleza feminina, reduzindo o papel da Mulher na sociedade como mero objecto sexual. Os elogios indicaram a imagem como sendo altamente estética e demonstrativa do poder natural do sexo feminino. Seja como for, a capa do álbum «Country Life» dos Roxy Music tornou-se icónica e é hoje tida como um belo exemplo de Arte Gráfica. 
Mais de quatro décadas depois, apesar da carga sensual que contém, esta ideia de capa para disco continua a ser imitada, como tem sido ao longo do tempo, deixando pouca gente indiferente à sua força visual. 
Quanto à música dos Roxy Music neste álbum, é ouvi-lo na íntegra, com a devida contextualização a cargo de Joana Bernardo. 

Álbum de Família 
RADAR
2ª feira às 23:00



<< Home