terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Germana Tânger

1920-2018 
















Maria Germana Tânger foi uma das vozes femininas que participaram na série de programas «Como no Cinema» que realizei na TSF nos anos 2000 e 2001. A sua única participação foi no programa dedicado à obra «Ode Marítima» de Fernando Pessoa. A declamação foi em sua própria casa, no Chiado, em Lisboa. Era um final de tarde, princípio de noite de segunda-feira, dia 26 de Fevereiro do ano 2001. 
Germana Tânger, sentada numa cadeira de costas para a sua estante repleta de livros, puxa pela lombada de uma das várias edições da «Ode Marítima» que possuía e, quase sem olhar para o texto, leu em voz alta as principais passagens da obra que depois fizeram parte do programa. A meio da sessão de gravação aparece de visita – não combinada – o actor João Grosso, que era visita habitual da casa. Juntou-se à declamação e fez dueto com Germana. 
Poucos meses mais tarde João Grosso seria nomeado pelo Ministério da Cultura director artístico do Teatro Nacional D. Maria II. 
A actriz Maria Germana Tânger retirou-se dos palcos e da actividade artística a 29 Novembro de 1999, numa cerimónia que teve lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa. Homenagem e despedida artística com apresentação do actor Ruy de Carvalho, com as presenças de Guilherme de Oliveira Martins (então ministro da educação), Maria José Nogueira Pinto (deputada do CDS-PP), a irmã jornalista Maria João Avillez, o editor da Assírio & Alvim, Hermínio Monteiro e Maria Barroso, a então presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Germana Tânger também foi voz em programas da Rádio em Portugal, na antiga Emissora Nacional. 
Neste dia 23 de Janeiro de 2018, foi alvo de homenagem no inicio da emissão do mais belo e interessante programa diário da actual Rádio portuguesa, «A Ronda da Noite», de Luís Caetano na Antena2. 

Como no Cinema (10 de Março 2001) 
Ouvir aqui

A Ronda da Noite (23 de Janeiro 2018)
Ouvir aqui 



<< Home