terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Smooth Noel






































À semelhança do ano passado, a Smooth FM esteve ao longo de 24 horas por dia a transmitir sem parar canções de Natal, entre as 00:00 horas de Sábado, dia 23, e as 24:00 de segunda-feira, dia 25.
Num canal de Rádio totalmente musical poderia não ser nada de especial, mas acontece que a selecção apresentou imensas canções desconhecidas, incluindo numerosos clássicos e, principalmente, lindíssimas versões que nunca ouvira antes. São canções de Natal que não se escutam nas outras rádios.
A emissão da Smooth não teve ninguém a apresentar, pelo que quem não reconhecesse a voz da cantora, cantor ou cantoras e cantores, não poderia saber quem eram. Excepto se estivesse a acompanhar a emissão via Internet, cujo sítio da Smooth disponibiliza essa informação em tempo real, com demonstração das horas e dias anteriores. Lamentavelmente, a opção de demonstração do registo das horas do dia 23 (Sábado) não está correcta e em nada corresponde ao que foi difundido em antena. Eis mais um dos muitos exemplos em que a Internet não é amiga da Rádio, o que conduz o público ouvinte a muitos e desnecessários equívocos.
A mais valia desta opção musical da Smooth FM está, não só em transmitir maioritariamente temas desconhecidos de Natal, como também em evitar os temas comerciais e extremamente gastos que só se ouvem nesta altura, como por exemplo as (já insuportáveis!) canções "Last Christmas" dos Wham!, "Do They Know It's Christmas" do colectivo Band Aid e "Thanks God It's Christmas" dos Queen, só para nomear três exemplos britânicos do ano de 1984, entre muitas outras xaropadas de época. Sabe muito melhor ouvir as vozes de Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin, Ella Fitzgerald, Mahalia Jackson, Gene Autry, Doris Day, Elvis Presley, Beach Boys ou Nat King Cole. A música dos 'Top's' passam, os clássicos ficam. O cancioneiro de Natal é um filão inesgotável. Todos os anos surgem novas composições e novas versões.
A RADAR também esteve bem, ao ir buscar o disco «The Magic of Christmas» de Nat King Cole para o programa «Álbum de Família» na semana de Natal.
A Rádio pública Antena2 juntou-se igualmente à quadra transmitindo Música Clássica de Natal em certos períodos do fim-de-semana e, em pleno dia de Natal, dedicando o programa «Jazz a 2» aos álbuns «Joyful Jazz! Christmas with Verve - The Instrumentals!» e «Joyful Jazz! Christmas with Verve - The Vocalists!», ambos editados no ano passado. Aqui com pessoas a apresentar. E que apresentadores! Apenas e só o "casal" de vozes mais sedutoras da actual Rádio em Portugal: Maria Alexandra Corvela e Luís Caetano.



<< Home