quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Bem-vindo ao clube






















FOTO Jorge Carmona 


Ainda ontem encontrei uma pessoa que veio ter comigo e me disse “Cheguei a uma encruzilhada do caminho. Olho para a minha vida e acho que falhei em toda a linha”. E eu respondi-lhe: “Bem-vindo ao clube, meu caro!” O que dá sentido à vida não é o que fizemos. Só um ingénuo fica completamente feliz com aquilo que realizou e não percebe que devia ter feito o triplo, cem vezes mais. Então, o que é que nos redime? O que é que nos salva? Cada vez creio mais que é colocar-nos com humildade e confiança na fronteira de um futuro que seja maior do que nós. É perceber que somos servos daquele que virá, que o momento mais importante não é este presente apenas, este instante encerrado em si, mas sim o tempo atravessado pela tensão de um futuro maior. 
(…) 
Não valemos por nós mesmos. Somos qualificados por aquilo que estamos à espera. Medimos a altura do futuro que nos habita. Somos apenas mediadores. Fazemos pequenas coisas, sinalizamos com os nossos gestos, aquele que virá. Quando nos colocamos assim, a vida torna-se outra coisa. 

In: «Pequeno Caminho das Grandes Perguntas» 
De José Tolentino Mendonça (escritor, poeta, teólogo). 


Quem é que nunca se sentiu assim? Quem é que não se revê nestas palavras?
Em entrevista na Rádio pública, uma deliciosa conversa sobre nós e sobre a Vida, no que andamos todos aqui a fazer e que sentido tem tudo isto. Encontra-se no mais interessante e belo programa diário de Rádio actualmente existente em Portugal. 
É o programa que fala do essencial e não do acessório, que nos recentra na vida, que nos provoca a vontade de ler todas as obras literárias que apresenta e que nunca iremos ler ou, a fazê-lo, será sempre uma ínfima parte. Dá vontade de conhecer a fundo todos os autores. A vida é tão curta… 
É o programa de Rádio que nos comove com as palavras dos escritores e com a grande Música de Bach e outros. Que nos dá, enquanto meros ouvintes, uma qualidade de vida não possível de encontrar em muitos mais espaços radiofónicos neste país. Estamos perante o caso mais sério da junção de palavra escrita e narração, informação cultural e conhecimento, pensamento e saber, sensibilidade e beleza, enquadramento musical, Arte e estética radiofónica. 
Ao longo desta semana o programa «A Ronda da Noite» repõe algumas das emissões mais marcantes do ano que está prestes a terminar. 

Realização de Luís Caetano 
2ª a 5ª feira (23:00) 
3ª a 6ª (04:00) 
Ouvir aqui 



<< Home