quinta-feira, 29 de junho de 2017

SOS Vinil
















Há dias, num incessante zapping pelas rádios, deparei-me com uma canção que ouvira pela primeira vez no início dos anos 80. Nessa altura, por volta de 1981, a Rádio estava a passar muito aquela canção porque tinha sido reeditada. Fora primeiramente editada em 1975, quando o cantor tinha apenas 16 anos de idade e ninguém lhe ligou nenhuma. Seis anos mais tarde já toda a gente sabia quem era aquela voz e o sucesso da reedição levou a canção ao topo das tabelas de vendas. Meia dúzia de anos antes chegara apenas ao nº 100. 
É esta a história de “One Day in Your Live”, de Michael Jackson, que Miguel Esteves Cardoso contou na crónica diária «SOS Vinil» na Antena1, que é o apontamento diário sucedâneo de uma outra série intitulada «Se as canções falassem». 
Miguel Esteves Cardoso conta informalmente e de forma muito pessoal a sua visão sobre determinado tema. Se na primeira série o reportório restringiu-se ao cancioneiro norte-americano do século XX, em «SOS Vinil» as canções podem pertencer a qualquer tempo e vindas de qualquer origem. São canções que já passaram com regularidade na Rádio, que não passam na Rádio actual ou que nunca irão passar. Entre as escolhas de Miguel Esteves Cardoso encontram-se algumas pérolas da música popular, outras do Jazz cantado, da Pop, do Rock, outras ainda há muito esquecidas. 
A presença de Miguel Esteves Cardoso na Rádio pública não é uma novidade, embora o hiato tenha sido bastante grande. Lembro-me de o ouvir nos bons velhos tempos da Rádio Comercial muito antes da privatação, na década de 80, nos programas «W» (com João David Nunes) e «Trópico de Dança», quando a Rádio Comercial era a mais estimulante, entusiasmante e moderna estação em Portugal. 

Se as canções falassem 
(8 de Agosto 2014 - 18 de Novembro 2016) 
Ouvir aqui 

SOS Vinil 
(desde 21 de Novembro de 2016) 
2ª a 6ª feira 
Às 16:10 
Antena1 
Ouvir aqui 



<< Home