segunda-feira, 26 de junho de 2017

Os 50 anos deste disco






















O segundo álbum da curta carreira dos Buffalo Springfield, um colectivo norte-americano que existiu entre 1966 e 1968. 
O grupo, que contava na sua formação com o canadiano Neil Young, editou em Novembro de 1967 «Buffalo Springfield Again», para muitos considerado a obra-prima dos três álbuns de originais gravados pelos Buffalo Springfield. A pureza do género Country-Rock/Folk da América profunda, representando a tradição rural e mostrando paisagens típicas do continente norte-americano situado no norte dos Estados Unidos e no sul do Canadá. 
Para além de Neil Young, faziam parte dos Buffalo Springfield Stephen Stills e, entre outros, os já falecidos músicos Bruce Palmer e Dewey Martin. 
Terminado o grupo, Stephen Stills e Neil Young fariam depois parte do grande conjunto Crosby Still Nash and Young a partir de 1968. Houve uma reunião dos Buffalo Springfield para actuações ao vivo com os membros sobreviventes entre os anos 2010 e 2012, mas sem produzirem novo material. 
A música dos Buffalo Springfield está completamente arredada das rádios em Portugal. Há não muito tempo a RADAR dedicou um programa da série «Álbum de Família» ao primeiro álbum desta banda norte-americana, onde o transmitiu na íntegra, mas casos assim são, como sabemos, excepções muitíssimo raras. 
Um dos grandes temas dos Buffalo Springfield, que faz parte deste segundo álbum, é o tema “Expecting to Fly”, na voz de Neil Young. Esta canção foi gravada no dia seis de Maio de 1967: 

Buffalo Springfield – “Expecting to Fly” 




<< Home