quinta-feira, 2 de março de 2017

Aula de Rádio

































Neste dia, em que passam 12 anos sobre a inauguração da «Rádio Crítica», recupero aqui um antigo texto de João David Nunes, incluído num livro escolar. Serviu para tema de aula sobre a comunicação via Rádio.
Foi publicado no «Criso», da disciplina de Português do ensino preparatório, no início dos anos 80. Nessa altura, João David Nunes era o director da Rádio Comercial, a estação portuguesa mais moderna, diversificada e inovadora em Portugal. Quer em Onda-Média, quer em Frequência Modulada. Especialmente na programação do então denominado FM-Estéreo. 
Também aqui partilho, do mesmo livro, um excerto de um relato de Futebol daquela altura, num clássico Sporting – Benfica, em que jogaram Manuel Fernandes e Rui Jordão (avançados do Sporting) e Manuel Galrinho Bento (guarda-redes do Benfica, falecido fez ontem dez anos). 

































O livro «Criso» é da autoria de Ana Ribeiro dos Santos e Maria José dos Santos Balancho, com a colaboração de A. C. Leal da Silva. Editado pela Texto, em 1982.

Era uma vez um menino que, como todos os outros meninos, gostava de viver, brincar e sonhar.
Nascera algures em Portugal!
Tinham-no baptizado com um nome longo e estranho que ele próprio não entendia bem, mas do qual gostava muito, pois podia brincar com os seus sons, combinando-os e recombinando-os sempre em palavras diferentes.
Chamava-se “CRISONHO MENVEL”. Todos os dias descobria novos puzzles dentro do seu nome. Achava divertidíssimo esquecer o primeiro som, “C”, e pensar que se chamava “RISONHO”; ou esquecer a primeira sílaba “CRI” e ficar a chamar-se “SONHO”; ou juntar os dois nomes e descobrir no centro o “CRI” de “Criança” e no fim o “VEL” de velho; ou juntar tudo e acreditar que o seu nome significava que “o sonho percorre toda a vida do homem desde criança a velho”. 
Para os amigos escolheu uma abreviatura que o tornava familiar: “CRISO”. 



<< Home