terça-feira, 2 de junho de 2015

24ª Hora / Junho 1985





















Há três décadas, na Rádio Comercial, era amplamente divulgado este tema (então novo) dos norte-americanos R.E.O. Speedwagon. No programa «24ª Hora», com apresentação de Pedro Castelo (segunda a sexta-feira, 23:00/01:00).
A «24ª Hora» era o grande espaço diário de informação e música da Comercial. Um magazine que incluía várias crónicas e apontamentos. O programa, transmitido em simultâneo na Onda Média e FM-Estéro, foi uma segunda e renovada vida do mítico «23ª hora», vindo da Rádio Renascença. Um programa idealizado e concebido pelo importante produtor de Rádio João Martins.
Para além de Pedro Castelo, a «24ª Hora» teve vários outros apresentadores, como por exemplo José Nuno Martins, Jorge Pego, Aníbal Cabrita, João Chaves e António Macedo.
Em 1985 a Rádio Comercial ainda era a grande referência de modernidade e diversidade radiofónica nacional, antes da explosão em larga escala das rádios piratas.
Desse movimento surgiram, entre outros, fenómenos muito interessantes na grande Lisboa, que começaram rapidamente a desviar as atenções dos ouvintes. Principalmente a Rádio Cidade, em 1986, o Correio da Manhã Rádio, em 1987 e a TSF-Rádio Jornal, em 1988.




<< Home