segunda-feira, 11 de maio de 2015

Extra - Extra





















Duas novidades sobre o programa «Prova Oral» na Antena3:

O regresso à repetição nas manhãs de terça a sexta-feira, das 06:00 às 07:00 e a emissão extra em exclusivo na Internet. 

Se a primeira notícia é bastante positiva, respeitando um velho hábito interrompido (e mal!) durante um grande período de tempo, já a segunda é uma notícia completamente anti-rádio.
Remeter emissões em exclusivo para a Internet, que nunca chegaram a ir para 'o Ar', parece-me um erro.
Sendo um programa interactivo, perde desde logo aí a sua maior força: a da interactividade com os ouvintes em directo, especialmente num horário em que a grande massa do auditório encontra-se em movimento fora de casa. Quer no trânsito de regresso a casa, quer ainda no local de trabalho. Para além do facto de nem toda a gente ter acesso à Internet (estamos em Portugal, amigos).
Empurrar ouvintes para o infinito mar da Internet é fazer um convite à dispersão. Colocam-nos longe da energia orgânica própria de um programa com as características da «Prova Oral».
Pode funcionar em programas de Música, mas não resulta em espaços cujo ambiente provém da conversa envolvendo vários interlocutores, como acontece na «Prova Oral». A espontaneidade perde-se de todo e a hora em que o programa é transmitido via hertziana contribui inevitavelmente para o sucesso do mesmo.
Nestes tempos, em que a Rádio não sabe ainda bem qual é o seu papel nas novas multi-plataformas tecnológicas, decisões destas não ajudam nada a manter a fidelidade dos ouvintes de Rádio.



<< Home