terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Júlio Isidro

















Júlio Isidro completou 70 anos de idade no dia 5 deste mês e celebrou 55 anos de carreira no dia 16.
A RTP dedicou-lhe ao longo desse dia uma justa homenagem em vida, com a presença do próprio em vários espaços de emissão. Foram lembrados imensos momentos marcantes da longa carreira do apresentador de Televisão.
Mas Júlio Isidro é também uma figura da Rádio. Foi protagonista de momentos históricos da Rádio em Portugal nos últimos 35 anos, nomeadamente com o programa «Febre de Sábado de Manhã».
Nessa altura, na Onda Média da Rádio Comercial, o programa cresceu rapidamente até conseguir colocar milhares de pessoas num estádio de Futebol para assistirem a um programa de Rádio. Algo completamente impensável nos dias de hoje. Aconteceu no antigo Estádio José de Alvalade em Lisboa. Havia jogos em casa do Sporting que não conseguiam tanta assistência.
Foi o maior acontecimento da Rádio portuguesa nos anos 80 e, talvez, de sempre neste país.
Nesse período galvanizante da telefonia nacional, Júlio Isidro realizava – e apresentava juntamente com Margarida Mercês de Melo – o programa «A Grafonola Ideal» de segunda a sexta-feira na Onda Média da Rádio Comercial, das 10:00 às 13:00, juntando-lhe ao Sábado a «Febre de Sábado de Manhã».
Júlio Isidro tinha começado na Rádio muitos anos antes, ainda na década de 60, no Rádio Clube Português.
Foi director da extinta Rádio Central na segunda metade dos anos 90 e esteve, até há poucos anos, na Antena1, com o programa semanal ao fim-de-semana «A Ilha dos Tesouros» (Sábados, das 08:00 às 09:00).
O enorme sucesso do programa «A Febre de Sábado de Manhã» levou-o a aceitar o convite da então directora de programas da RTP, Maria Elisa, para fazer algo do género nas tardes de Domingo na RTP1 e assim nasceu «O Passeio dos Alegres», que durou quatro anos (1980-1984). Outro mega sucesso.
Neste mês (e ano) de comemorações para Júlio Isidro, após a homenagem ao homem da Televisão, falta fazer a justa homenagem ao homem da Rádio.

A Ilha dos Tesouros (última emissão, 29 de Dezembro 2012).
Ouvir aqui 



<< Home