quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Certain Radio





















Hugo Pinto é o autor do novo ‘podcast’ intitulado «A Certain Radio», fazendo trocadilho com o nome da banda britânica alternativa dos anos 70 e 80 A Certain Ratio.
É o regresso de Hugo Pinto às composições sonoras em exclusivo no formato ‘podcast’, depois de ter realizado a série «Miss Tapes» entre os anos 2006 e 2012, num total de uma centena de episódios, para além de uma outra curta série chamada «Deep Mode».
Jornalista português a viver e trabalhar em Macau, Hugo Pinto é também um dos sete autores do colectivo «Irmandade do Éter», que produz episódios em ‘podcast’ desde o ano 2011.
Depois de uma pausa de quase dois anos, Hugo Pinto presenteia-nos agora com «A Certain Radio».
Diferente da magnífica série «Miss Tapes», não sem de vez em quando repetir (a meu ver, escusadamente) alguns registos anteriormente utilizados nesses capítulos, «A Certain Radio» abre-nos agora um novo universo em escuta. Mais instrumental que nunca, as vozes em presença são a excepção. É como se entrássemos numa 6ª dimensão. As paredes dos limites oníricos alargam-se com estes sons vindos de longe. Partindo de paisagens da Terra, fazem-nos embarcar numa viagem para cima. É uma viagem muito para além das fronteiras conhecidas. Não por acaso surge na página dos alinhamentos a palavra ‘journeys’ como ‘link’ para essa tal dimensão.
Evoluindo a partir do conceito ‘Malcontent Disco’ de «Miss Tapes», «A Certain Radio» é uma espécie de 'Space Opera’, remetendo os sentidos para a incursão em matizes siderais, corpos celestes, túneis do tempo futuro, planícies multicoloridas, formas disformes, texturas estelares, harmonia universal, sensação de vastidão, silêncio e infinito.
E depois esta Ópera Espacial oferece-nos o Tempo e o Espaço para sonharmos acordados através de títulos fascinantes como «Back to the Sea», «Space Loneliness», «Leave in Silence», «Histoire de la Nuit», «Tomorrow Was the Golden Age», «The Moving Shadows», «The Girl» e «Do I Disturb Your Dreams».

A Certain Radio (iniciou a 25 de Novembro 2014)

Miss Tapes (01 de Novembro 2006 - 21 de Dezembro 2012)

Deep Mode (11 de Dezembro 2008 - 03 de Maio 2012)



<< Home