sábado, 11 de outubro de 2014

Hoje na TSF





















De vez em quando lá calha e ouvem-se pérolas deste calibre

Ao longo da semana foi possível ouvir na Rádio Notícias algumas das escolhas musicais da preferência do convidado Gonçalo Waddington. Actor, encenador e dramaturgo, Gonçalo Waddington foi o convidado desta semana do espaço «A Playlist de…» na TSF, entre as 13:00 e as 14:00.
Entre as preferências musicais seleccionadas encontram temas que aparecem neste álbum seminal do projecto colectivo This Mortal Coil, editado há trinta anos, precisamente no dia 1 de Outubro de 1984. Waddington escolheu o tema “Kangaroo” dos Big Star versado por Howard Devoto dos Magazine e “Song to the Siren”, este na versão original de Tim Buckley, sem contudo deixar de referenciar – e bem! – a mais conhecida de todas as versões na voz de Elizabeth Fraser dos Cocteau Twins, constante neste disco.
Três décadas após a edição de «It’ll End in Tears» do colectivo This Mortal Coil, este trabalho da editora independente 4AD nunca mais parou de influenciar artistas um pouco por todo o mundo. Muitos projectos e alguns nomes sonantes que entretanto surgiram não negam a marca que este disco lhes deixou.
Nos tempos que correm, em que a Rádio perdeu as mais preciosas memórias musicais do último meio-século (para não ir mais para atrás), ouvir-se estes temas é um acontecimento relevante. Quer seja através de um convidado especial, quer seja pelas mãos de um ou outro radialista mais aventureiro, trata-se sempre de um bálsamo para os ouvidos.
A troco de uma iníqua premissa de risco zero, os actuais formatos oblongos das principais estações nacionais estão há anos a passar completamente ao lado do que de mais fundamental se fez e faz no mundo da música.
A qualidade musical deste espaço de Rádio em concreto é variável. Depende em exclusivo das escolhas de cada convidado e também da forma como as apresentam, mas o elevado nível atingido esta semana é inquestionável.
Para além dos supra citados This Mortal Coil e Tim Buckley, ainda figuraram na lista de Gonçalo Waddington nomes como António Variações, Bob Dylan, Leonard Cohen, Neil Young, Bill Callahan, Bert Jansch, Anthony And The Johnsons, The Beatles, Pink Floyd e José Afonso, entre vários outros artistas.
Hoje à tarde será transmitida uma amostra do que passou na TSF de segunda a sexta-feira.

Compacto «A Playlist de Gonçalo Waddington»
TSF-Rádio Notícias, Sábado entre as 14:00 e as 15:00.
Ouvir aqui 





















A peça «Albertine, O Continente Celeste» escrita e encenada por Gonçalo Waddington parte da obra «Em Busca do Tempo Perdido» de Marcel Proust. Está em cena no Teatro Municipal São Luiz em Lisboa desde ontem até ao próximo dia 18. De quarta-feira a Sábado às 21:00 e Domingos às 17:30.



<< Home