terça-feira, 29 de abril de 2014

Selecção Rádio – descrição
















De segunda a sexta-feira:

José Candeias
No fim da madrugada e ainda antes da manhã começar, há um único espaço de Rádio que acompanha quem trabalha a essa hora. Padeiros, agricultores, comerciantes, transportadores, motoristas, viajantes e até emigrantes, entre várias outras profissões, para além de pessoas idosas que não conseguem dormir muito.
José Candeias é a primeira voz da manhã, ou a última da noite, que interage por telefone (e outros meios) com quem se movimenta antes do Sol romper. Fá-lo com a experiência de quem está neste segmento de Rádio há muitos anos. Anteriormente protagonizado na Rádio Renascença e depois, num período mais curto, no extinto RCP-Rádio Clube Português.

Forum TSF
Desde sempre descrito aqui na «Rádio Crítica» como o programa mais importante da Rádio portuguesa. É-o desde 1993.
Ao longo dos mais de vinte anos de existência, este forum interactivo da Rádio Notícias conheceu muitos moderadores. O de maior longevidade é o jornalista Manuel Acácio, que continua a moderar o espaço que debate os assuntos mais importantes da actualidade diária, com a colaboração de convidados e a indispensável e fundamental participação dos ouvintes.

A Playlist de (convidado/a) 
Espaço em que uma personalidade convidada apresenta uma lista de temas musicais da sua preferência. A qualidade das escolhas e o interesse da selecção muda consoante o convidado. Por vezes, descobrem-se aqui verdadeiras pérolas da Música. Nesse aspecto, são momentos de pura descoberta.

Álbum de Família 
Programa onde um disco é apresentado na íntegra, com explicação da obra e contextualização na História da Música. O grande interesse de cada emissão varia consoante o disco escolhido. Realização e apresentação de Tiago Castro.

Viva a Música
Armando Carvalheda apresenta música portuguesa ao vivo e em directo no Teatro da Luz, em Lisboa. Já conheceu outros palcos, este programa de divulgação e promoção de música portuguesa, ao longo dos 18 anos de vida. Facetas da música feita em Portugal e cantada em português que não se ouve em mais nenhuma estação de Rádio. Serviço público numa das suas mais nobres facetas.

Tarde Antena1 
Paulo Rocha e Daniel Belo (+ equipa)
O formato não é propriamente uma originalidade. Já tinha sido utilizado de forma inovadora há muitos anos pela TSF. Horas informativas a várias vozes, com pequenos diálogos de ligação entre os interlocutores, num tom tendencialmente descontraído. Tratando-se de Serviço Público de Radiodifusão, há que definir com maior rigor a informalidade, coisa que nem sempre acontece. Mas este período informativo do principal canal da Rádio pública apresenta conteúdos de muito interesse, para além da excelência dos dois principais apresentadores.

Prova Oral 
Fernando Alvim e (às vezes) Xana Alves. O forum interactivo mais descontraído da Rádio em Portugal. Informal e descomplexado, aborda temas de toda a espécie e conta com convidados em estúdio. De segunda a quinta-feira em directo, com algumas emissões a serem pré-gravadas de vez em quando. Durante anos o programa era repetido às seis da manhã. Há não muito tempo essa reposição foi retirada de antena, pelo que a emissão ao final da tarde é de transmissão única. Isto para dizer que muita falta faz essa repetição matinal. Claro que há sempre o acesso posterior à Internet, onde se podem ouvir as emissões anteriores, mas nunca é a mesma coisa.

Jazz a 2 
Maria Alexandra Corvela e Luís Caetano. Desde há alguns anos que de segunda a sexta-feira das 20:00 às 21:00 há Jazz na Antena2. O espaço «Jazz a 2» sucede ao anterior «Jazz com Brancas» de José Duarte. Ainda no segmento de Rádio do período de final de tarde, início de noite – o chamado regresso a casa – é uma oferta válida para quem gosta do género, quer baixar o ritmo do dia e já não está com capacidade para mais notícias de trânsito, crónicas sobre tudo e mais alguma coisa e publicidade.

Joana Bernardo
A animadora das noites da estação alternativa ocupa o denominado “buraco negro” da Rádio, decretado pela enorme captação de audiências da TV neste horário. Para quem procura algo verdadeiramente alternativo, encontra aqui delicadeza e sobriedade, sem alaridos nem soporíferos, no outrora espaço chamado «O Bairro do Amor».

A Ronda da Noite
Os grandes pensadores portugueses do nosso tempo são escritores e eles passam por este programa. Eduardo Lourenço, José Rentes de Carvalho, Teolinda Gersão, Maria Teresa Horta, entre muitos outros. Depois de ouvir, apetece conhecer todos os autores e ler todas as obras literárias aqui divulgadas.
Se este não é o melhor programa diário actualmente na Rádio em Portugal, então não sei qual será.
Realização de Luís Caetano.

Portugal 3.0 
Seja qual for o tema abordado, a música escolhida ou os convidados em estúdio, a mais valia do programa é o próprio apresentador Álvaro Costa. Um comunicador nato que torna tudo (aparentemente) interessante.

Raízes
Um espaço diário dedicado às outras músicas do Mundo é um luxo nos dias de hoje. Mais um exemplo do que não aconteceria se não existisse Rádio de Serviço Público em Portugal. Realização de Inês Almeida.

Paixões Cruzadas
António Cartaxo e António Macedo encontram-se semanalmente (durante a semana) para cada um apresentar música resultante de escolhas exclusivamente pessoais. Cartaxo na área da música erudita, Macedo na música popular. É paradoxal e contraditório, mas resulta bem em antena.

Crónicas da Idade Mídia
Ruben de Carvalho e Iolanda Ferreira na evocação de acontecimentos históricos na longa História do século XX , acontecimentos esses directamente relacionados com a Música.

Jogo Jogado
Programa de opinião sobre Futebol. A jornada, as equipas, os intervenientes nos jogos já disputados e nos por disputar. Uma boa conversa semanal sobre a principal modalidade desportiva no país, onde a análise lúcida, esclarecida, por vezes crua e sempre directa de Luís Freitas Lobo é, sem dúvida, o que realmente faz a diferença entre todos os comentadores de Futebol na Rádio em Portugal.



<< Home