terça-feira, 11 de março de 2014

Rádio Comercial 2014










Três décadas e meia depois da fundação da Rádio Comercial, o humor é o prato forte da estação privatizada em 1993.
Humor feito por humoristas nas manhãs de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 10:00.
A equipa realizadora é sólida. Faz um bom trabalho, dentro do estilo, e fá-lo muito bem feito. Nenhuma dúvida quanto a isso. Apesar de nem toda a gente apreciar intervenções humorísticas na Rádio logo pela manhã a caminho do trabalho.
A dúvida é outra, de natureza bem diversa. E não é de agora.
Tem sido muito apregoado, a partir do mês de Julho de 2012, que a Rádio Comercial é a mais ouvida pelos portugueses. Segundo as sondagens [Bareme Rádio da Marktest] desde essa altura, destronou a rival RFM, que liderava isoladamente há cerca de uma década. Pode-se acreditar facilmente que são as manhãs mais ouvidas nos auto-rádios durante esse período matinal nos dias úteis, muito à conta de Ricardo Araújo Pereira, o melhor humorista português dos últimos doze anos.
Mas o que é a Rádio Comercial nas restantes horas do dia e da noite? E ao fim-de-semana? Uma Rádio que emite música comercial do ano 2000 em diante. E então? É isso que faz uma estação de Rádio ser a mais ouvida dos portugueses? Por exemplo, é a Rádio Comercial a mais ouvida quando joga o Benfica ou a Selecção Nacional de Futebol? É a Rádio Comercial a mais ouvida, por exemplo, quando há acesos debates políticos ou outros, ou quando acontece uma novidade de última hora?
Enquanto não houver – se é que algum dia haverá – um método mais fidedigno em conseguir-se apurar as audiências reais de Rádio, a verdade que não convém a ninguém continua a persistir. Continua a ser uma e apenas esta: A Rádio mais ouvida é coisa que não existe. Independentemente de qual for a estação que estiver no topo da lista. Seja a Comercial, a RFM, a Renascença, ou outra qualquer.
Afirmar o seu contrário, e querer convencerem-nos disso, é pura manobra de Marketing.



<< Home