quarta-feira, 16 de outubro de 2013

20 anos de Forum TSF





















O «Forum TSF» está agora a completar duas décadas de existência.
É o programa de Rádio interactivo mais importante em Portugal.
Iniciou-se em 1993, com um modesto e prudente formato de meia-hora, em que tinha comentadores fixos. O primeiro deles foi o Professor Manuel Villaverde Cabral.
Com o sucesso das audiências e com o crescente número de ouvintes a querer participar, o formato aumentou para uma hora e, depois, muito rapidamente, para duas. Desde há dez anos que as duas horas de emissão são intervaladas pelo noticiário das onze da manhã.
A fórmula de sucesso conheceu, com o natural passar do tempo, mimetismos e decalques, sendo o mais flagrante o espaço «Antena Aberta» (termo que ouvi pela primeira vez na TSF) na Antena1, com a diferença de ter apenas uma hora de duração.
O «Forum TSF» foi – e é – ao longo destes últimos vinte anos um espaço de reflexão, compreensão e esclarecimento. Continua a ser multiplamente citado e estudado. É também, na sua medida, fazedor de opinião. Mas é, acima de tudo, o livre confronto de ideias e opiniões. Um espaço de liberdade de expressão, num palco democrático. O franco exercício de cidadania. Serviço público realizado por uma estação privada.
Por ser o programa que melhor debate os assuntos da vida do dia-a-dia que mais nos atingem a carne e os ossos, o «Forum TSF» é o espaço de actualidade mais importante da Rádio portuguesa.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------  
O que eles dizem: 

O futuro é violento e já começou 
Como é que uma sociedade moderna pode preservar o legado de uma civilização e continuar a pôr à disposição dos seus cidadãos, no futuro, aquilo a que temos direito, do ponto de vista da democracia, da liberdade e da justiça? 
(…) 
As guerras do século XXI serão conflitos mundiais de classes, conflitos mundiais de convicções e conflitos mundiais em torno dos recursos naturais e dos efeitos sociais e políticos das mudanças climáticas. 

Harald Welzer 
In: «PÚBLICO» 
Domingo, 13 de Outubro 2013 



<< Home