segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Experiência sonora
















No âmbito do Festival OUT.FEST, teve lugar no passado Sábado uma interessante experiência sonora, levada a cabo no interior de uma Igreja.
De olhos bem fechados, as pessoas presentes fruíram, ao longo de cerca de 45 minutos, de sons oriundos do campo e da natureza, misturados com ruídos provocados pela actividade humana e animal.
Após uma prévia recolha gravada, o fonografista Luís Antero foi misturando um grande leque de sons seleccionados que captou em diversos cenários naturais e os debitou através de um simples labtop assente numa pequena mesa centralizada no altar.

Concerto Para Olhos Vendados
Por quê concerto para olhos vendados? Porque muitas vezes paramos para ver, mas não paramos para ouvir, justificou o autor da experiência. 
Embora a palavra Concerto esteja na denominação da experiência sonora, a música não está presente. Só a música natural dos sons ambiente.
No final, e em conversa informal com o público assistente, ficou a promessa de, em breve, serem apresentados sons de formigas. Algo que, certamente, pouca gente ouviu.
Um trabalho efectuado no projecto Sons do Arco Ribeirinho Sul.

Luís Antero na reportagem da ESEC-TV:



Mais sobre Luís Antero aqui



<< Home