quarta-feira, 2 de maio de 2012

Paixões Cruzadas
















Emissão número 200, emitida na passada sexta-feira à noite (já no início da madrugada de sexta para Sábado; 27/28 de Abril) na Antena1, entre a meia-noite e as duas da manhã.
Normalmente o programa de António Macedo e António Cartaxo tem uma hora de duração, mas excepcionalmente teve duas na emissão comemorativa das duas centenas de programas.
«Paixões Cruzadas» começou no dia 12 de Janeiro de 2008 e consiste em ambos os radialistas escolherem, à vez, uma peça musical da sua preferência, subordinado a um determinado tema, sendo as escolhas de António Macedo de âmbito popular e as de António Cartaxo de âmbito erudito.
No programa número 200 a primeira hora foi dedicada ao Amor e a segunda ao Cinema.
Não é inédita esta vivência de perto de António Macedo com a música de carácter clássico. Há cerca de vinte anos, na TSF, co-realizou a série de programas «Allegro Ma Non Troppo» (a meias com um interlocutor cujo nome não consigo recordar). O próprio António Cartaxo também teve, nesses anos inaugurais da então Rádio Jornal, um espaço de divulgação de música clássica e, assina actualmente na Antena2, aquele que designo como o melhor programa de Rádio da actualidade na rádio portuguesa e que já aqui foi, na «Rádio Crítica», referenciado por diversas vezes: «Em Sintonia».

Dois exemplos das escolhas musicais de António & António em «Paixões Cruzadas».
A primeira referente ao Amor e a segunda ao Cinema:

Bobby Goldsboro – “Honey” (1968):



Sergei Rachmaninoff "Concerto nº2 para piano em C menor, Opus 18" (1900); Filme «Brief Encounter» de David Lean (1945):


Ouvir o programa «Paixões Cruzadas» na íntegra (1ª e 2ª partes) aqui




<< Home