domingo, 15 de abril de 2012

1912-2012





















O crítico de Cinema João Lopes disse, aos microfones da TSF (em Janeiro de 1998), que o protagonista do filme «Titanic» [de James Cameron, que por essa altura estreava em Portugal] era o próprio navio. E mais certo não podia estar nessa frase conclusiva, no então magazine de Cinema da Rádio Notícias.
Década e meia depois da estreia mundial, catorze anos e três meses depois da estreia entre nós e um século após o naufrágio, «Titanic» de James Cameron – talvez a versão cinematográfica definitiva do trágico acontecimento – está aí outra vez, agora numa versão para ser visionada em formato 3D.
O gigantismo do "protagonista" e a magnitude do histórico acontecimento continuam, cem anos depois, a atrair e a fascinar espectadores em todo o mundo diante do grande ecrã.
A Rádio não passou ao lado da data que agora se assinala. Na principal estação da rádio pública nacional, realizaram-se emissões especiais sobre a tragédia do Titanic ao longo da última semana (de 9 a 13).
Ouvir aqui


















Na primeira metade dos anos 90, a TSF efectuou uma conversa com o músico inglês Gavin Bryars, autor de «The Sinking of The Titanic».
Em 1969, Gavin Bryars compôs a obra «The Sinking of The Titanic» [estreada em 1972, no Queen Elizabeth Hall], baseada na última valsa que a orquestra a bordo tocava para os passageiros, já com o navio em pleno afundamento.
A obra de Bryars será tocada hoje em homenagem aos desaparecidos. Ver pormenores no fim do seguinte trailer:

Gavin Bryars – «The Sinking of The Titanic»:

A obra «The Sinking of The Titanic» explicada pelo próprio autor:



O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante a sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou-se duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril.
Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.

In Wikipedia

Imagens digitais demonstrativas, em tempo acelerado, da tragédia marítima:



Outro ângulo de visão digital, realizado pela equipa de produção de James Cameron para o canal National Geographic:



O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado aquando da exibição do filme «Titanic», de James Cameron. Exibido em finais de 1997 e durante todo o ano de 1998, o longa-metragem de 194 minutos de duração, com orçamento recorde de US$ 200 milhões, arrebatou 11 Oscars e encantou platéias do mundo inteiro, resultando numa das maiores bilheteiras da história do cinema, somando um total de US$ 1,9 bilhões. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais, surgindo centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito da causa do naufrágio.

In Wikipedia



<< Home