quinta-feira, 15 de março de 2012

O Jazz quando nasce não é para todos (I)






















O JAZZ na Rádio

O primeiro programa de Jazz que ouvi na Rádio foi a crónica diária «Cinco minutos de Jazz» de José Duarte na Rádio Comercial, integrado no alinhamento do magazine diário «24ª Hora», de João Martins e apresentado – entre outros – por Pedro Castelo.
«Cinco minutos de Jazz» era o último condimento antes do noticiário da meia-noite. E que bem que ali ficava! Simples, claro e directo. Uma delícia.
O decorrer dos anos e as constantes alterações de horário – crime capital para quem defende a fidelidade – fez com que várias vezes o tivesse que procurar, com as dificuldades naturalmente acrescidas de tempos anteriores à Internet e outras facilidades, hoje em dia consideradas banais.
Mas o Jazz na Rádio em Portugal não se ficou por aí.
No decorrer dos mesmos anos, desde a entrada em contacto com os «Cinco minutos de Jazz» até à actualidade, muitos outros e bons espaços tiveram lugar nos éteres ao longo das últimas décadas.
São os casos dos seguintes programas:

«Até Jazz» de José Navarro de Andrade e Raúl Vaz Bernardo.
Durou todo o tempo de vida do CMR-Correio da Manhã Rádio (1987-1993) e ainda teve uma segunda vida nos primeiros tempos da Rádio Comercial após a sua privatização, mas aí durou pouco.

«Deserto Azul» de Miguel Cruz, também no CMR-Correio da Manhã Rádio. Divulgação de correntes contemporâneas – e seus derivados – do Jazz instrumental. Programa de fim-de-semana.
Ainda no Correio da Manhã Rádio e igualmente ao fim-de-semana existiram dois programas (cujos autores não me recordo) que abordavam o Jazz, especialmente o Jazz cantado:
«Savoy» e «Sábado à Noite em Paris».

«Quem tem medo de Charlie Parker?», «TSF-Blues» e «Jazz Avenue» foram programas assinados por António Curvelo na TSF. O maior divulgador de Jazz & Blues que a Rádio Jornal teve ao longo da sua história de mais de 20 anos.

«O Jazz é Como as Bananas» de Rui Neves, na TSF, com colaboração de Raúl Vaz Bernardo. Foi um exemplo de qualidade, mas não de longevidade. Esteve no ar nos anos de 1997 e 1998. Acontecia nas noites de Sábado para Domingo, no horário 01:00/03:00.

«Um toque de Jazz» na Antena2, de Manuel Jorge Veloso. Sábados e Domingos às 23:00.
Terminou no dia 27 de Fevereiro do ano passado, ao fim de 1.042 edições.


Primeira de duas partes de texto publicado
aqui na «Rádio Crítica» no passado dia 4 de Março.

Dave Brubeck – "Take Five" (ao vivo na Alemanha em 1966):





<< Home