domingo, 4 de março de 2012

O JAZZ na Rádio
















O Jazz quando nasce não é para todos

O primeiro programa de Jazz que ouvi na Rádio foi a crónica diária «Cinco minutos de Jazz» de José Duarte na Rádio Comercial, integrado no alinhamento do magazine diário «24ª Hora», de João Martins e apresentado – entre outros – por Pedro Castelo.
«Cinco minutos de Jazz» era o último condimento antes do noticiário da meia-noite. E que bem que ali ficava! Simples, claro e directo. Uma delícia.
O decorrer dos anos e as constantes alterações de horário – crime capital para quem defende a fidelidade – fez com que várias vezes o tivesse que procurar, com as dificuldades naturalmente acrescidas de tempos anteriores à Internet e outras facilidades, hoje em dia consideradas banais.
Mas o Jazz na Rádio em Portugal não se ficou por aí.
No decorrer dos mesmos anos, desde a entrada em contacto com os «Cinco minutos de Jazz» até à actualidade, muitos outros e bons espaços tiveram lugar nos éteres ao longo das últimas décadas.
São os casos dos seguintes programas:

«Até Jazz» de José Navarro de Andrade e Raúl Vaz Bernardo.
Durou todo o tempo de vida do CMR-Correio da Manhã Rádio (1987-1993) e ainda teve uma segunda vida nos primeiros tempos da Rádio Comercial após a sua privatização, mas aí durou pouco.

«Deserto Azul» de Miguel Cruz, também no CMR-Correio da Manhã Rádio. Divulgação de correntes contemporâneas – e seus derivados – do Jazz instrumental. Programa de fim-de-semana.
Ainda no Correio da Manhã Rádio e igualmente ao fim-de-semana existiram dois programas (cujos autores não me recordo) que abordavam o Jazz, especialmente o Jazz cantado:
«Savoy» e «Sábado à Noite em Paris».

«Quem tem medo de Charlie Parker?», «TSF-Blues» e «Jazz Avenue» foram programas assinados por António Curvelo na TSF. O maior divulgador de Jazz & Blues que a Rádio Jornal teve ao longo da sua história de mais de 20 anos.

«O Jazz é Como as Bananas» de Rui Neves, na TSF, com colaboração de Raúl Vaz Bernardo. Foi um exemplo de qualidade, mas não de longevidade. Esteve no ar nos anos de 1997 e 1998. Acontecia nas noites de Sábado para Domingo, no horário 01:00/03:00.

«Um toque de Jazz» na Antena2, de Manuel Jorge Veloso. Sábados e Domingos às 23:00.
Terminou no dia 27 de Fevereiro do ano passado, ao fim de 1.042 edições.





















«Cinco Minutos de Jazz» e «A Menina Dança?» continuam na Antena1 através do seu autor de sempre: José Duarte.
É o mais antigo divulgador de Jazz no activo na rádio portuguesa.
Começou em 1966 na Rádio Renascença. Os mais famosos «Cinco minutos de Jazz» da história da radiodifusão nacional ainda conheceram anos de vida na então RDP-Rádio Comercial, até fixar-se desde há cerca de vinte anos na Antena1 e Antena2.
Ainda na rádio pública, mais concretamente na Antena2, José Duarte assinou diariamente de segunda a sexta-feira (20:00/21:00) o programa «Jazz Com Brancas», desde 2006 a 2011.
De então para cá, no mesmo espaço, apareceu o programa «Jazz a 2» de João Almeida e Alexandra Corvela. Muito recentemente a dupla foi parcialmente alterada e, em vez do director adjunto da Antena2, está o regressado José Navarro de Andrade.
José Navarro de Andrade já anteriormente tinha realizado o programa «Aqui Jazz», também na Antena2.

Actualmente o Jazz – e alguns dos seus imensos derivados soft (mais estes que o Jazz “clássico”) – constituem a paisagem sonora dominante nas estações Rádio Marginal (do grupo Lusocanal) e Smooth (do grupo Média Capital).
Ainda assim, não obstante todo o historial mantido no panorama radiofónico nacional ao longo das últimas quatro décadas, o Jazz continua a ser um género musical remetido à condição de minoritário.
Salvaguardando as excepções anteriormente apontadas (as extintas e as existentes), o Jazz na Rádio portuguesa continua e continuará a ser mal tratado por quem o deveria tratar bem.



<< Home