quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Eleanora Fagan





















Uma promessa que se cumpre, alguns anos depois de ter sido feita.
Na altura da publicação do programa dedicado a Billie Holiday, da série «Como no Cinema», pela primeira vez na Internet e também em formato podcast.
Palavras ditas e escritas no dia 23 de Fevereiro de 2007:

Esta é uma emissão em homenagem a Billie Holiday. Trata-se de um remake de uma emissão, muito semelhante na estrutura e na forma, que realizei em 1992 na extinta RSS-Rádio Sul e Sueste (Barreiro). Na altura assinalava-se o aniversário de Lady Day. A voz que então narrou a autobiografia de Billie Holiday "Lady Sings The Blues" foi a da minha querida colega Paula Magalhães. Quase dez anos depois, na TSF, a voz narradora que convidei foi a da minha também muito querida colega Inês Meneses. Curiosamente, estas duas excelentes vozes da rádio estão actualmente a trabalhar juntas nas manhãs da Radar. Espero um dia poder disponibilizar aqui essa primeira emissão sobre Billie Holiday. Foi especial. Espero também ainda um dia ter a oportunidade de voltar a trabalhar com estas duas grandes profissionais. Guardo delas as melhores memórias nos largos anos em que trabalhámos nas mesmas rádios.

Passados quase cinco anos, eis a publicação pela primeira vez na Internet do original programa com a narração de Paula Magalhães. É a emissão original do dia 7 de Abril 1992 sim, mas numa retransmissão efectuada em Abril de 1995, por ocasião dos 80 anos de nascimento de Lady Day.
A introdução da retransmissão indica isso mesmo, sendo depois a quase totalidade do espaço o originalmente realizado em 1992.
Por imperativos de tempo de programação desse dia 7 de Abril de 1995, a duração do programa não coube por inteiro naquela hora de emissão da RSS.
O som agora disponibilizado não sofreu quaisquer modificações ou melhoramentos. É o da fita mãe de há praticamente duas décadas:

DOWNLOAD

Narração (pré-gravada):
Paula Magalhães
Produção; Montagem (em directo) e Realização:
Francisco Mateus

Tempo total: 46:15 min
Ouvir/guardar jingle PROMO aqui









O remake da emissão original de 1992 na extinta RSS foi realizado na TSF em 2001.
Passados todos estes anos, Paula Magalhães deixou a RADAR e o mundo da Rádio.
Inês Meneses deixou a TSF anos depois do fim do programa «Como no Cinema» e actualmente continua na RADAR.
Nenhum de nós voltou, até à presente data, a trabalhar juntos.

Billie HolidayEmissão original RSS (1992) tempo total: 46:15 min
Billie HolidayEmissão remake TSF (2001) tempo total: 42:34 min



O que eles dizem (75):

Foi há muitos anos, ainda Billie Holiday estava viva, mas não me esqueço da reacção do locutor da Rádio Renascença quando uma noite metemos no ar um disco dela:
“Está na rotação errada!”, disse-me aflito.
“É assim mesmo!”, disse-lhe discretamente.

José Duarte
In: «Lady Sings The Blues» (prefácio)
Billie Holiday – Biografia ditada a William F. Dufty
2ª edição revista
Edições Antígona
Lisboa, 1992




<< Home