sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Rei faz anos















João Gilberto Prado Pereira de Oliveira completa hoje 80 anos de idade.
Já tudo – ou quase tudo – foi dito sobre a personalidade ímpar de João Gilberto. Quer seja na sua vida particular, quer seja na esfera pública que o faz ainda como sendo a principal figura ainda viva da cultura brasileira.
Do grande triunvirato do movimento musical que estoirou em 1958 – António Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto – já só resta o último. O “Mito”, como ficou e é conhecido.
Em 2008, aquando do meio-século da Bossa Nova, celebrou-se aqui na «Rádio Crítica» a data que mudou para sempre a música brasileira.
A Bossa-Nova é a maior embaixadora mundial da língua portuguesa.

«50 Anos – 50 Clássicos» foi uma série primeiramente elaborada para ser difundida na Rádio. Não encontrando acolhimento no éter, todo o trabalho de escrita de textos e selecção de temas musicais foi adaptado para publicação online neste blogue. Assim aconteceu desde o dia 10 de Outubro até ao dia 31 de Dezembro de 2008, período em que se passou em revista a Arte e a Música de que João Gilberto foi um dos fundamentais pioneiros e principal intérprete.

Aqui está a ligação directa a todo esse trabalho publicado na «Rádio Crítica» (em rigor, foram até mais de 50):

Bossa Nova 50 Anos – 50 Clássicos





















Na Rádio
Desde o passado dia 3 deste mês e até dia 29 do próximo mês de Julho, a Antena1 está a apresentar uma série de nove programas dedicados à Bossa-Nova a pretexto dos 80 anos de João Gilberto. Sob a realização de João Gobern, o programa «Melhor do que o Silêncio» tem mais música que palavra e, avaliando pela primeira emissão, não segue ordens cronológicas nem rigores históricos. Apenas segue o balanço da música, em sucessivas analepses e prolepses temporais, ao sabor da brisa. Leve e descontraído como a própria linguagem da Bossa Nova, «Melhor do que o Silêncio» é um espaço na rádio pública ao estilo do CMR (Correio da Manhã Rádio), a emissora privada em que Gobern esteve, bem como alguns dos actuais profissionais da RDP, inclusive Rui Pego, director da Rádio pública [foi director fundador do CMR].
«Melhor do que o Silêncio» está a ser realizado em 2011, mas poderia ter sido feito em 1988, por exemplo. Poderia ser um capítulo do programa «Faces Ocultas» de que João Gobern foi também autor no CMR.
À semelhança do encanto da Bossa Nova, o tempo parece não ter passado para este estilo de realização radiofónica urbano soft stilish com charme, que sabe bem ouvir.

João Gilberto faz 80 anos a 10 de Junho; ele é o porta-voz da Bossa Nova e será o ás de trunfo nesta série de nove programas. Com dezenas de canções emblemáticas e muitas surpresas, contar-se-ão as histórias de um estilo musical que começou como cantiga de bairro (Ipanema) e, em meia dúzia de anos, se transformou em património da Humanidade. Os protagonistas, com João Gilberto em destaque, e as conjunturas política, social e artística da Bossa Nova vão guiar a viagem que começa há mais de 50 anos e vai somando peregrinos até hoje. O título da série que passa na Antena 1 à 6ª feira depois das 23 horas, e que é assinada por João Gobern – é “Melhor do Que O Silêncio”, inspirado num verso de Caetano Veloso (“melhor do que o silêncio só João”) e capaz de traduzir o infinito que há na Bossa Nova.

«Melhor do que o Silêncio»
Antena1; Sexta-feira (23:00/00:00)

Tal como a esmagadora maioria dos grandes artistas dos últimos 50 anos, nomeadamente artistas brasileiros do tempo em questão, é raro apanhar-se João Gilberto a passar na Rádio em Portugal. É como encontrar uma agulha num palheiro. A agulha está lá, mas no meio de imensa palha.
Ouve-se quando o Rei faz anos.

Em 2008, o “Mito” realizou cerca de meia centena de espectáculos ao vivo no Brasil.
Era o ano dos 50 anos da Bossa Nova e João estava em grande forma. Sempre sozinho em palco com o seu inseparável violão (guitarra clássica acústica), que vale por uma orquestra inteira.




<< Home