segunda-feira, 23 de maio de 2011

O álbum que os Beatles compravam enquanto toda a gente comprava álbuns dos Beatles





















É a frase que define e que diz tudo

Nas mesmas sessões de gravação do álbum «Pet Sounds» foi registado o tema “Good Vibrations”, naquele que se tornou o maior de todos os temas de sucesso comercial dos Beach Boys. As sessões de gravação deste só tema demoraram cerca de seis meses. Uma autêntica missão de construção em filigrana sonora.
Todavia o tema foi editado em single (no dia 10 de Outubro de 1966), não fazendo parte do alinhamento final de «Pet Sounds» (editado no dia 16 de Maio de 1966).
“Good Vibrations”, viria a fazer parte do álbum seguinte, o anti-vibrático «Smiley Smile» (1967), uma sombra do que seria o álbum «Smile» que Brian Wilson estava a construir para suceder a «Pet Sounds».
Uma rocambolesca história de desentendimentos e divergências profundas entre Brian e a editora, juntamente com pressões familiares e algum desagrado de elementos do próprio grupo, mudaram a história para sempre.
Brian abandona as gravações de «Smile», deixa o grupo e entra em depressão. Fica “fora do mundo” durante muitos anos.
A disputa artística de Brian com os Beatles morrera aí.
O álbum «Pet Sounds» era a resposta ao álbum «Rubber Soul» dos Beatles, que por sua vez “responderam” a «Pet Sounds» com «Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band». Brian Wilson ripostaria com «Smile».
O mentor dos Beach Boys (na melhor de todas as fases que atravessaram) viria a concluir «Smile» de forma unilateral, a solo, em 2004. Desconhece-se como seria o mesmo trabalho se tivesse sido finalizado no seu tempo original e com toda a liberdade criativa – na altura no auge – de Brian Wilson.
A rivalidade entre Beach Boys e Beatles talvez só existisse na cabeça de Brian, mas verdade seja dita: conseguiu ombrear com os quatro rapazes de Liverpool, embora estes estivessem quase sempre um passo à frente. E assim ficaram até ao fim. Até hoje.
Na Rádio continua a ouvir-se Beatles e Beach Boys, mas mais os primeiros.

The Beach Boys – “Good Vibrations” – (1966)



Paul MacCartney e John Lennon escreveram a Brian Wilson felicitando-o pela composição magistral de “Good Vibrations”.
Em todas as canções gravadas nas sessões de «Pet Sounds» encontra-se – pelo menos – uma frase lapidar.
Em “Good Vibrations” é esta:
“I don't know where, but she sends me there”

Carl Wilson é a voz principal em “Good Vibrtations”. Também em “God Only Knows”. Chamavam-lhe a voz de anjo.
Morreu em Fevereiro de 1998. Foi o segundo dos dois irmãos de Brian a partir, depois de Dennis em 1983.



<< Home