segunda-feira, 18 de abril de 2011

NRJ-ENERGIA 2.0 / Para a posterioridade




















Rua das Flores nº 41, em Lisboa, na zona do Chiado. Instalações da MK2. Estúdios improvisados de Rádio, a emitir em directo durante três dias numa frequência emprestada para a grande Lisboa (105.4 Cascais). Um conjunto de profissionais com provas dadas. Muito companheirismo e voluntariado. Assim se fez magia com muita Energia.
As falhas técnicas foram muitas, mas é compreensível. Trabalhou-se com sistemas informáticos e operativos que não eram do conhecimento de todos. O tempo de preparação foi escasso. E havia elementos da equipa que já não faziam Rádio há muito tempo.
A língua portuguesa levou um abanão na repetida frase “há vinte anos atrás”, mas não é isso que conta. Até as falhas técnicas foram giras e parodiou-se com isso. Foram jovens no espírito e na atitude, como no dia inaugural.
O que mais me surpreende é a incrível passagem do tempo. Lembro-me de ter estado colado ao rádio no dia em que a Energia foi para o Ar pela primeira vez. Passaram 20 anos? Parece-me que apenas passaram vinte dias!
A publicidade em antena às marcas associadas a este happening foi um must. Belas vozes!
Para toda a gente que fez e ouviu a ENERGIA 2.0 o que contou foi a iniciativa sem paralelo. O regresso das grandes e boas vibrações, a comunicabilidade e força demonstradas. É isso que fica na memória. Histórico, inédito e inesquecível.
O resto é um conjunto de pormenores sem importância.




















O desejo de voltarem para ficarem
Utopia das utopias!
Seria preciso um majestoso mecenas (que não o Estado) disposto a investir a fundo perdido na ressurreição da NRJ num regresso para ficar com os profissionais de origem, actualmente em outras empresas de comunicação (alguns noutras áreas profissionais), superiormente remunerados e ocupando cargos de relevância.
E poderia haver um regresso da Energia sem ser com estas pessoas? Talvez, mas duvido muito que o resultado fosse o mesmo. Tentativas miméticas que se seguiram provam isso.
Aquele grupo é irrepetível. Passados todos estes anos estão ainda melhores, mais experientes, mais maduros, mais energéticos, mais fantásticos.
Não sei se quereria ser ouvinte de uma regressada NRJ-Rádio Energia se não fosse com estas pessoas.
Afinal o que é a Rádio? A Rádio são as pessoas!

Para a posterioridade
Durante estes três dias mágicos de Energia 2.0, um grupo de alunos do ISCPS registou em sons e imagens os momentos do grande acontecimento radiofónico do ano. Vai resultar num documentário. A não perder de vista e, principalmente, a não perder de ouvido.

Ouvir aqui a última hora de emissão da ENERGIA 2.0 (na página encontram-se outros registos).

Decorre na Internet uma Petição Pública a pedir o regresso ao éter da Rádio Energia.

Está cumprido o 20º aniversário da Rádio Energia, a filha/irmã primeira da TSF.
Em Outubro de 1993 nascia para o mundo da Rádio a segunda filha/irmã da TSF: A XFM. Que tal realizar-se uma iniciativa deste género aquando dos vinte anos da Rádio para uma imensa minoria?
Comece-se a pensar nisso e marque-se no calendário a data: Outubro de 2013.



<< Home