sexta-feira, 25 de março de 2011

Perigeu
















Ocorreu na passada noite de Sábado (19 de Março) – véspera de equinócio – a maior aproximação da Lua à Terra em 18 anos. Um fenómeno raro, cíclico e sempre belo de observar. O acontecimento foi amplamente divulgado na Rádio.

A explicação científica:

O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos.
O que acontece de extraordinário este ano é explicado pelo astrónomo: «A forma da elipse, a excentricidade da elipse, varia periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta. Alguns dos perigeus que ocorrem sucessivamente são mais próximos do que outros.
A coincidência é haver um perigeu desses muito próximos e que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual.

Rui Jorge Agostinho
Director do Observatório Astronómico de Lisboa


Este perigeu vai fazer com que a lua esteja a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância.















Na noite da grande Lua, o regresso à publicação de «Bitsounds» (edição 99), da autoria de Firmino Pereira/Zito C., um dos membros da «Irmandade do Éter».
O brilho milenar do luar na superfície do Tempo. É sempre tempo de ouvir aqui




<< Home