sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

John Cale hoje em TORRES VEDRAS





















A mentira continua, dorme sossegado

Tendo em conta a dificuldade em chegar à fala com John Cale, posso dizer que tive muita sorte. Por duas ocasiões. Sempre em trabalho, sempre para a Rádio. Uma vez em conjunto para a imprensa, outra a sós. Claro que a segunda foi de longe a melhor.
Na conversa breve e conjunta com outros órgãos de comunicação social, Cale não teve muito tempo para poder falar. Referiu-se apenas ao concerto que ia dar nessa noite. E, assim que uma jornalista lhe perguntou se considerava a hipótese de voltar a trabalhar em parceria com Lou Reed, John Cale levantou-se da cadeira e num ápice virou costas. Acabou ali a conversa. Trabalho estragado para quem o queria continuar e tentar desenvolver mais um pouco que fosse. Da segunda ocasião, sob um harmonioso Sol de Inverno e ao ar livre, Cale falou sobre a melancolia. A melancolia que não conseguia contrariar de cada vez que tocava a sua viola d’arco. Mesmo tocando-a freneticamente, mesmo castigando as cordas, é um instrumento do qual brotam sempre tons de melancolia. Chega a causar frustração, disse.

Nas imagens, voltamos à actuação (em estreia) das peças compostas, orquestradas e intepretadas por John Cale, com maestro, orquestra e coro juvenil.
Um assombro, sob a escrita de Dylan Thomas. Tema do álbum «Words For The Dying»:

John Cale – “Lie Still, Sleep Becalmed” (1989)



JOHN CALE em Portugal:

T.Cine - Torres Vedras, 25
Torres Novas, 26



<< Home