domingo, 20 de fevereiro de 2011

John Cale hoje em AVEIRO






















Ao contrário do que muita gente julga, uma considerável parte da obra de John Cale – e dos Velvet Underground – é bastante radiofónica e podia perfeitamente estar a passar hoje em dia na Rádio em Portugal. Podia, mas não passa.

As canções de John Cale que passei na Rádio:
Inventário incompleto

“Fear is a Man’s Best Friend”; Emily”; “You Know More Than I Know”; “Darling I Need You”; “Heartbreak Hotel”; “Guts”; “Helen of Troy”; “I Keep a Close Watch”; “Child’s Christmas in Wales”; “Hanky Panky Nohow”; “Paris 1919”; Antartica Starts Here”; “Ship of Fools”; “Taking Your Live in Your Hands”; “If You Still Around”; “Chinese Envoy”; “Risé, Sam and Rimsky-Korsakov”; “In Library of Force”; “Lie Still, Sleep Becalmed”; “Do Not Go Gentle Into The Good Night”; “The Soul of Carmen Miranda”; “Style It Takes”; “Cordoba”; “Hallelujah”; “Set Me Free”.

Há sempre um Cale na minha vida
Nas emissões da série «Como no Cinema» que realizei na TSF (2000-2001) há três canções de John Cale no programa «Canções de Amor e Ódio»; na mesma série, no programa «Doença» há um diálogo de John Cale com Bob Neuwirth; no podcast «Summer Dreams/Sonhos de Verão V» que publiquei na «Rádio Crítica» em 2008 há um tema de John Cale.

Fear is a Man’s Best FriendO medo é um amigo útil, de facto. É uma das coisas que um artista aprende a apreciar Se estiver num país estrangeiro, compreende que aquilo que vê não é o que tem. Aprende a ler nas ruas. Não sabe o que se passa à sua volta. Há uma trigonometria das emoções nas cidades. Mas o medo não é assim tão importante para criar. O que é importante para um artista é a raiva, a fúria.
Nunca canto “Fear” e “Guts” na mesma noite. São muito pesadas e quero acabar os espectáculos com boa voz. É demasiado.

(…)
Eu não olho para trás.
(…)
Há muitas coisas na minha juventude nas quais não quero pensar. Sempre tentei ser justo, sem permitir que essas coisas que me aconteceram afectassem o meu julgamento. Não foi fácil, às vezes. Mas já não interessa agora. Toda a gente carrega a bagagem da infância.
John Cale in: «PÚBLICO»
Doming0, 20 de Fevereiro 2000

No vídeo, um tema do álbum «Slow Dazzle» (1975) interpretado ao vivo em França vinte anos depois; canção dedicada à sua ex-mulher Cynthia Wells:

John Cale – “Darling I Need You



JOHN CALE em Portugal:

Teatro Aveirense - Aveiro, 20
Teatro J.L.Silva - Leiria, 24
T.Cine - Torres Vedras, 25
Torres Novas, 26



<< Home