quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Música para uma Rádio progressista












Madredeus & Banda Cósmica anunciam o fim

No dia 19 ficou a saber-se do comunicado de mais um projecto de música portuguesa que chega ao fim. E não faltam culpas apontadas à Rádio feita em Portugal. Tal como há 30 anos, ou há 20 ou há 10.
O comunicado divulgado na terça-feira da semana passada informa que a Banda Cósmica terminou em Dezembro de 2009 por causa da falta de condições.

Extractos do comunicado:

Os concertos não abundam, a rádio e televisão pouco arriscam na divulgação deste tipo de música e a venda de CD's é completamente irrisória.
(...)
«Castelos na Areia» [novo e último álbum editado no passado dia 25, segunda-feira] são onze temas originais, destinados a serem divulgados por uma rádio progressista.

E onde está essa rádio? (pergunto eu); O álbum não deveria antes chamar-se Castelos DE Areia?
O que dizia Pedro Ayres Magalhães há quase dez anos na TSF:

Você mete-se no carro, ou vai passar férias a qualquer lado, liga a rádio e o que se ouve é uma sucessão de pinderequice de música de …
Não podemos dizer que a indústria do momento produz aquela música. Não é verdade! Porque nunca a música foi tão diversificada, nunca houve tantos selos independentes ou criados mesmo nas grandes multinacionais, nunca houve tanta música interessante de fusões e de misturas, de nacionais com músicos de todos os países.
A obra de ninguém suscita o interesse de ninguém.
Têm sido educadas, estas novas gerações, em que o papel da música – o papel social da música – é de acompanhamento. Isto é um drama. É música de fundo.


Ouvir mais aqui



<< Home