sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Íntima Fracção 22 de Outubro 1990







DOWNLOAD

Esta é a segunda emissão da «Íntima Fracção» no seu então regresso à difusão a nível nacional na Rádio.
Depois de ter cruzado diversos dados, descobri que a primeira emissão tinha ocorrido uma semana antes.
A chave para esta conclusão foi a edição do semanário «SE7E» (histórico jornal de todos os espectáculos) dessa semana de Outubro em 1990, onde referia a IF na programação da TSF (nova grelha, Outubro 1990 – Junho 1991). A capa nessa edição do «SE7E» era a personagem do Rei Lear, interpretado pelo actor português Ruy de Carvalho. Em entrevista no interior do semanário, o actor congratulava-se pelo orgulho que sentia de finalmente poder interpretar no palco do Teatro a peça que tanto desejava há já tantos anos, ao mesmo tempo em que lamentava ter de o fazer com um saco junto aos pés ligado a uma algália.

A «Íntima Fracção» tinha acabado de cumprir na RDP-Antena1 a sua primeira de várias etapas de vida, de 1984 a 1989. Após esses cinco anos, o programa migrou – sem mácula na autoria e até no horário de transmissão (noites de Domingo para Segunda-feira, das 00:00 às 02:00) – ainda em 1989 para a RJC-Rádio Jornal do Centro/TSF-Coimbra, onde durante alguns meses foi transmitida apenas para o auditório coberto pelo emissor da região de Coimbra. Em Outubro de 1990 chega à rede nacional, mantendo-se até Setembro de 2003.
Esta emissão da «Íntima Fracção» representa os inícios da segunda de várias vidas da IF na Rádio portuguesa. Estava aqui a iniciar-se o período mais duradouro e feliz deste programa de autor realizado por Francisco Amaral.

A gravação agora publicada pela primeira vez na Internet foi obtida através da emissão do 'Ar', registada numa cassete áudio.

Ouvir/download/podcast

P.S: Está prevista outra publicação da «Íntima Fracção» com 20 anos no próximo Natal. A arqueologia sonora continua.




<< Home