terça-feira, 29 de junho de 2010

RadiaLx 2010




















Está tudo a postos para o início do festival internacional de arte rádio RadiaLx 2010

Dias 1, 2 e 3 de Julho a cidade de Lisboa vai ser alvo de transmissões, instalações, concertos, uma conferência e um workshop sob o mote "novas e esquecidas formas de fazer rádio".

A Rádio Zero esteve desde domingo a emitir em FM em 99.0 MHz a sua programação normal. Agora, a partir das zero horas de quinta-feira está no ar a emissão especial da RadiaLx 2010 com programas especiais feitos para o festival.
Oiçam-nos em FM ou online e saibam aquio que estão a ouvir: http://www.radialx.radiozero.pt/programas.html

Mas há mais: o festival tem também eventos e a Rádio Zero convida todos os radialistas, interessados ou meros curiosos a aparecerem e fazerem connosco a festa.
O calendário dos eventos segue abaixo:

Eventos RadiaLx 2010
No Goethe-Institut em Lisboa:
» Suspended Radio Garden Instalação Sonora no Goethe-Institut [1 Julho às 17:00]
(Carlos Santos e Paulo Raposo) "Suspended Radio Garden" é uma instalação sonora concebida especificamente para o jardim do Goethe-Institut em Lisboa.
Utiliza fontes disseminadas na paisagem, mapeando os percursos e eixos dos jardim para articular um jogo e um processo de escuta radiofónica feito de múltiplas variações que interpelam o visitante.

» Banda Sonora ao Vivo de "As Aventuras do Princípe Achmed" Goethe-Institut [1 de Julho às 19:00]
(Jay Needham, Ron Coulter e Durán Vásquez)
"As aventuras do Principe Achmed", o filme animado de Lotte Reiniger de1926, ganha uma nova vida através da composição original de Jay Needham e Ron Coulter, com a participação de Duran Vazquez. Esta actuação especialem Lisboa será uma mistura única de texturas electrónicas e acústicas, integrando uma grande variedade de instrumentos, do piano aos gongos, do processamento digital à narração rádio de Ricardo Reis. São oferecidas duas experiências diferentes com este evento: assistir, vendo e ouvindo, no Goethe-Institut ou, acompanhando em 99.0 MHz ou pelo stream web, imaginar um Principe Achmed pessoal, pintado com os sons da "The Sometimes Orchestra".

» Relato de Um Jogo de Futebol [2 de Julho às 15:00]
O comentário desportivo feito na rádio tem os seus laivos de arte. E gera também a oportunidade de estabelecer paralelos entre o jogo no campo e outras áreas da vida através do jogo das perspectivas e comparações de que é pretexto.
Juntamos um grupo de peritos para comentar um jogo do Mundial com o jogo da vida de todos nós, ao estilo da rádio, uma narrativa paralela ao que se desenrola no campo.

» Mesa Redonda [3 de Julho às 12:00]
(Vários intervenientes)
No ano da Biodiversidade o que é que se passa com a Radiodiversidade?
Estarão as regras que definem o "jogo da rádio" – e a legislação que define o acesso à radiodifusão – organizadas pelas autoridades e reguladores de maneira a criar um ecossistema rico e diverso, onde adiversidade é encorajada? Será que existem "espécies" suficientes? E serão elas realmente diferentes, estabelecendo dinâmicas diversas e dirigindo-se a públicos distintos ou apenas mutações dos mesmos grupos funcionais?

» Apresentação Pública do Aporee Maps [3 de Julho às 17:00]
(Udo Noll)
Em conjunto com os participantes, Noll apresenta os conceitos e tecnologia por detrás do Radio Aporee através de gravações sonoras, mapeamentos, narrações, e outras ideias criadas e desenvolvidas durante o workshop doRadialx 2010.
Esta apresentação pública é de entrada livre. Para aparticipação no workshop é necessária inscrição.
Mais informação aqui: http://www.radialx.radiozero.pt/english/workshop.html


Há ainda no festival RadiaLx 2010 duas exposições:
» Lumiar Cité [De 1 a 28 de Julho das 10:00 às 19:00]
(Pedro Barateiro)
A exposição de Pedro Barateiro baseia-se numa reflexão do artista acercados espaços de apresentação, recorrendo a apropriações críticas que os transformam em lugares experimentais da relação entre espectador e obra. Durante o mês de Julho, Barateiro irá desenvolver e transmitir programasde rádio a partir da galeria.

» Museu das Comunicações [1 e 2 Julho das 10:00 às 18:00; 3 de Julho das 14:00 às 18:00] (Vários artistas, curadoria de EDITMAKEMIX)
[IN BETWEEN]
Radio Pieces desenrola-se simultaneamente na transmissão radiofónica e na exposição sonora no pequeno auditório do Museu das Comunicações. Aqui cada peça de um minuto é associada ao artista/músico que a produziu, em que o mote de um minuto dado ao mesmo, vem subverter a ideia de separador ou jingle radiofónico.

Para fechar em grande, no último dia do Festival, há um concerto no Jardim da Estrela
» Concerto [3 de Julho às 21:30] (Ehit, Ferradini/Pedro Sousa e One-Off)
Uma noite de concertos organizada pela Grain of Sound que traz um conjunto de propostas sonoras e musicais constituídas por alguns dos músicos mais activos na cena lisboeta. Ainda com a mais valia de combinar numa orquestra, ao encerrar a noite, o conceito One-Off e os convidados in situ da Rádio Zero. Tomando a rádio nas suas múltiplas possibilidades. Um final perfeito para o RadiaLx 2010.

Para mais informações:
http://www.radialx.radiozero.pt/
http://www.radiozero.pt/
Facebook



<< Home