quinta-feira, 13 de maio de 2010

LINHAS CRUZADAS #31

A Vida e a arte do encontro na Música
Dif Juz & Elizabeth Fraser



































Neste ano está prevista a edição de um muito aguardado e retardado álbum a solo de Elizabeth Fraser, a ex-vocalista dois extintos Cocteau Twins.
Nas Linhas Cruzadas lembramos, em três capítulos, três colaborações de Fraser com outros músicos na década de 80. A começar pelo encontro com os Dif Juz, no álbum «Extractions».
Os Dif Juz eram um quarteto ‘pós-rock’ formado em 1979 e que editou trabalhos entre 1981 e 1986, ano em que cessariam actividade.
Um quarteto de instrumentais ambientais, entre o Rock e o Jazz. Aliás, o nome Dif Juz deriva das palavras Diferent Jazz. Não foi a banda mais famosa ou a banda mais rentável da editora britânica independente 4AD, mas deixaram sempre uma boa impressão. Simon Raymonde, dos Cocteau Twins, definiu os Dif Juz como a melhor banda instrumental que alguma vez viu em palco.
A proximidade sonora e os ambientes entre as duas bandas eram evidentes e as colaborações recíprocas foram mais que naturais.
E foi sob essa lógica que Elizabeth Fraser gravou o tema “Love Insane” no álbum «Extractions» dos Dif Juz, em 1985.

DOWNLOAD


Elizabeth Fraser não participa nesta actuação.
Uma curiosidade em relação a estas imagens: foram obtidas por Simon Raymonde, músico dos Cocteau Twins, numa actuação ao vivo dos Dif Juz (Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 1985 / Chancellor Hall Chelmsford, em Londres), através de uma câmara portátil de vídeo. Uma novidade para o tempo. Talvez não seja demais lembrar que naquela altura, em 1985, não havia telemóveis, nem PDA’s, nem todo o tipo de mini-aparelhos que actualmente existem para a fácil obtenção de imagens em qualquer sítio e a qualquer hora.
Dif Juz – MySpace
Elizabeth Fraser – Site oficial
LINHAS CRUZADAS #31
Ouvir/download/podcast



<< Home