terça-feira, 2 de março de 2010

Rádio Crítica - 5 anos


















Completam-se hoje cinco anos de «Rádio Crítica» na blogosfera. Anos de reflexão sobre o mundo da Rádio, derivações na indústria musical e incursões nas áreas de multimédia; recordações, perspectivas e expectativas.
Passados cinco anos, reitero os mesmos fundamentos publicados a partir do primeiro dia de vida, a esta mesma hora:

Os propósitos deste blogue
Apenas um. Dar relevo ao que (ainda) vale realmente a pena não perder de ouvido no espectro radiofónico português. É o desejo de partilha do prazer absoluto de escutar rádio. Sempre através de uma perspectiva pessoal de um ouvinte que faz rádio, que é aquilo que sou. E, adaptando um pouco do magnífico texto de Sam Shepard que inaugurou este espaço, todos nós ansiamos por um posto mágico!

Conheci um guitarrista que dizia «a minha amiga rádio». Sentia um parentesco menos com a música do que com a voz da rádio. A sua qualidade sintética. A sua voz única, distinta das vozes que a atravessam. A sua capacidade de transmitir a ilusão de gente a grande distância. Dormia com a rádio. Falava para a rádio. Discordava da rádio. Acreditava numa Terra Longínqua da Rádio. Como achava que nunca encontraria esta terra, reconciliou-se consigo mesmo limitando-se a ouvir rádio. Acreditava que tinha sido banido da Terra da Rádio e condenado a errar eternamente pelas ondas sonoras, ansiando por um posto mágico que o devolvesse à sua herança há muito perdida.

22/12/79 Homestead Valley, Ca.

Sam Shepard in «Crónicas Americanas»
--------------------------------------------------------------------------------------
E é para continuar. Neste dia de aniversário, a «Rádio Crítica» passou também a poder encontrar-se na rede social Facebook



<< Home