terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Lugar Comum tem a honra de apresentar:




















Albin De La Simone (FR)

04 de Fevereiro de 2010, 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente – COIMBRA
&
06 de Fevereiro de 2010, 21h30
Instituto Franco Português – LISBOA

Ao longo da última década, Albin de la Simone tornou-se seguramente numa das maiores referências da chamada chanson française. Músico de formação clássica, percorreu na adolescência os territórios do jazz, procurando um progressivo aperfeiçoamento da sua técnica ao piano. Este trajecto levou-o aos estúdios de gravação de históricos como Alain Souchon, Arthur H ou Alain Chamfort, inicialmente como músico de sessão, e mais tarde acumulando as funções de produtor.
No entanto, não se compadecendo com o anonimato, Albin inicia-se na composição, e em 2003 grava o seu primeira longa-duração, trabalho homónimo recebido com entusiasmo pela imprensa, que nele encontra traços de uma escrita cuidada na forma minimal das suas composições, destacando-se a faixa "Elle aime", gravada na companhia de Leslie Feist, como que uma matriz do seu imaginário.
Segue-se um segundo álbum, em 2005, intitulado “Je vais changer”. Ironia de um músico que se serviu desse segundo passo para consolidar as suas ideias e para se afirmar entre os seus pares. É com este mesmo álbum que chega o reconhecimento do público francófono, multiplicando-se os concertos a solo, ou na companhia de alguns dos seus contemporâneos, como Vincent Delerm, Jeanne Cherhal, Benjamin Biolay ou Camille.
Depois sim, veio a ruptura com o passado. Primeiro através de pontuais incursões pelo teatro. Mais tarde a partir de um progressivo interesse pela chamada world music, que o levaram até África e Ásia.
Em 2008, edita “Bungalow!”. Nele encontramos difusas influências que se cruzam,resultado de múltiplas experiências musicais: as sonoridades de Salif Keita (músico com o qual veio a colaborar), o seu passado jazzístico ou o recurso a elementos electrónicos, partindo da sobreposição de vocalizações. Albin de la Simone reinventa-se e confere uma maior amplitude às suas composições, conservando o registo mordaz e lúdico da sua escrita, atraída por jogos de acasos ou pelos mais insignificantes gestos.
Em Fevereiro, Albin de la Simone apresenta-se pela primeira vez em Portugal. No dia 4 em Coimbra, no dia 5 em Estarreja e finalmente no dia 6 em Lisboa. Uma rara oportunidade de conhecermos um autor que já assegurou um lugar de destaque na música francesa.

Discografia:
Albin de la Simone (2003)
Je vais changer (2005)
Bungalow! (2008)

Links:
www.myspace.com/albindelasimone
http://www.lugarcomum.pt/

Preços:
Coimbra 7€ / Preço: Lisboa 8€
Reservas disponíveis :
junto da bilheteira do TAGV (Tlf: 239 855 636 - seg a sáb: 17h00-22h00)
Através de email enviado para geral@lugarcomum.pt (no qual deverá constar nome + nº BI + contacto telefónico + indicação se os bilhetes se destinam ao concerto de Coimbra ou Lisboa).

Mais informações: http://www.lugarcomum.pt/
Email: geral@lugarcomum.pt

LUGAR COMUM - Associação de Promoção e Divulgação Cultural



<< Home