segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nove coisas do Verão 2009 (1)













Ryan’s Daughter

Foi a primeira vez que voltei à grande sala escura da Cinemateca após o desaparecimento de João Bénard da Costa. Sessão única na sala Dr. Félix Ribeiro no dia 23 de Junho. Uma noite de Verão no Cinema de grande escala.
O realizador inglês David Lean não é dos cineastas mais amados pela Cinemateca Portuguesa, como se pode ler em textos que acompanham os seus filmes (as célebres e muito úteis «Folhas da Cinemateca») ou ainda pelas palavras do próprio antigo director João Bénard da Costa. Mas louvem-se os programadores do Museu do Cinema em Lisboa: os filmes de Lean são exibidos.
Foram necessárias duas décadas para que se começasse a fazer a devida justiça a este filme de 1970. Assim como Bénard da Costa defendeu quase irracionalmente «Johnny Guitar» de Nicholas Ray, assim defendo «Ryan’s Daughter» de David Lean. Não são precisas razões para defender-se uma obra que se ama. Só emoções.
Ainda sobre as publicações da Cinemateca: já urge a publicação das «Folhas da Cinemateca»* sobre a filmografia completa de David Lean.

*Esta série de publicações em livro de capa mole acontecem após a morte dos cineastas. David Lean morreu em 1991.

Imagens do filme «Ryan's Daughter»:












































Robert Mitchum . Trevor Howard . Christopher Jones . John Mills . Leo McKern . Sarah Miles . Barry Foster . Marie Kean . Arthur O'Sullivan . Evin Crowley . Gerald Sim . Niall Toibin . Emmet Bergin . Brian O'Higgins



<< Home