quinta-feira, 12 de março de 2009

RÁDIO COMERCIAL 30 anos









No dia 12 de Março de 1979 era inaugurada a «Rádio Comercial»; o canal comercial da Radiodifusão Portuguesa. Uma criação de João David Nunes que deu fama e proveitos e que chegou ao fim com a privatização em 1993.
Trinta anos depois mantém-se o nome da estação e o endereço das instalações, no mítico corredor da Rua Sampaio e Pina em Lisboa, mas a rádio é outra e totalmente diferente. Em 16 anos de estação privada mudou de figurino e perfil mais vezes do que seria saudavelmente recomendável e, em 2009, tem (e mantém) como missão perseguir a rival RFM e tem como objectivo (único?) ultrapassá-la nas audiências. Muito pouco para uma estação de envergadura nacional. Não foi para isto que se fez a Rádio Comercial em 1979. Mas os tempos são outros e mudaram mesmo muito para a Rádio Comercial. Continua a ser uma marca referencial no mundo da Rádio nacional, mas o modelo de negócio em que assenta está a esgotar-se a cada minuto que passa. Um cenário que ainda se encontra em processo de negação e que não é apenas para a Rádio Comercial.
Três décadas depois não se encontra “no ar” nenhum dos nomes de origem. Grande parte dos nomes que fizeram da Rádio Comercial uma rádio de referência em Portugal estão vivos e alguns deles ainda no activo (José Duarte, Júlio Isidro, Luís Filipe Barros, António Sérgio, Aníbal Cabrita, etc). No entanto, nenhum destes nomes – e outros – estão na actual Rádio Comercial. O ângulo de visão dos factos fazem depender uma interpretação positiva ou negativa dos mesmos. Pessoalmente acho que estes factos não são positivos, demonstrando desde logo que a carreira profissional na Rádio tende a ser cada vez mais curta. A lógica empresarial dominante (na Rádio e fora dela) sente-se incomodada com a existência de quadros acima dos 45 ou 50 anos e prefere ter jovens remuneradamente “exploráveis”, mesmo que muito competentes e promissores. Na Rádio portuguesa a RDP é o único caso visível em que ainda é possível para alguns profissionais (não todos) envelhecer na Rádio com alguma dignidade.

Sobre a Rádio Comercial e temas relacionados ver na «Rádio Crítica»:

«Rádio Comercial – Doce Mania de Rádio»; «Rádio Comercial anos 80»; «Outros Programas da Rádio Comercial nos anos 80»; «Paradeiros»; «E você? Ainda está aí?»; «Num domingo qualquer»; «À Sombra de Edison»; «As Noites Longas do FM Estéreo»; «A Voz do Lobo»



<< Home