segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (48)

João Gilberto ao vivo em mais uma das grandes composições de Dorival Caymmi. Imagens do canal italiano Rai Due no Festival de Jazz de Umbria, Itália, em 1996. Nos primeiros discos de João Gilberto os arranjos do seu violão eram acompanhados por muitos outros instrumentos, nomeadamente instrumentos de cordas, como por exemplo violinos, violoncelos e também instrumentos de sopro, como flautas, tuba e oboé, para além ainda de outros instrumentos como guizos e piano. Ao vivo – salvo raríssimas excepções – João Gilberto apenas se faz acompanhar pelo seu violão. E é o bastante. As cordas da sua viola acústica valem por uma orquestra inteira.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



VOCÊ NÃO SABE AMAR
(Dorival Caymmi)

Você não sabe amar, meu bem
Não sabe o que é o amor
Nunca viveu, nunca sofreu
E quer saber mais que eu
O nosso amor parou aqui
E foi melhor assim
Você esperava e eu também
Que esse fosse seu fim
O nosso amor não teve querida
As coisas boas da vida
E foi melhor para você
E foi também melhor para mim



João Gilberto ao vivo em São Paulo, no ano de 1997. Uma canção escrita por Lamartine Babo e Francisco Matoso em 1941. "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda" originalmente era uma valsa, e João Gilberto dá-lhe o toque final ao mais puro estilo Bossa Nova da maneira como só ele sabe fazer.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA
(Lamartine Babo/Francisco Matoso)

Eu sonhei que tu estavas tão linda

Numa festa de raro esplendor
Teu vestido de baile lembro ainda
Era branco, todo branco, meu amor
A orquestra tocava valsas dolentes
Tomei-te aos braços, fomos dançando, ambos silentes
E os pares que rodeavam entre nós
Diziam coisas, trocavam juras a meia voz
Violinos enchiam o ar de emoções
E de desejos, uma centena de corações
Para despertar teu ciúme, tentei flertar alguém
Mas tu não flertaste ninguém
Olhavas só para mim
Vitórias de amor cantei
Mas foi tudo um sonho
Acordei



<< Home