quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (44)















Duas canções de duas duplas. “Brigas Nunca Mais” de António Carlos Jobim com Vinicius de Moraes e “Discussão” do mesmo Jobim, com o seu mais antigo parceiro, Newton Mendonça. A parceria de compositores mais famosa da Bossa Nova é a de Jobim com Vinicius, mas antes houve Newton. E foi com Newton Mendonça que Jobim assinou temas tão marcantes da Bossa Nova como “Desafinado”, “Tristeza”, “Samba De Uma Nota Só” ou ainda “Meditação”. Todas estas canções foram gravadas pela voz e violão de João Gilberto. João Gilberto gravou “Brigas Nunca Mais” no dia 23 de Janeiro de 1959 e “Discussão” no dia 30 de Março de 1960.
Aqui vemos a junção das duas composições pela voz da cantora Gal Costa. Canções que falam de paz e reconciliação no amor. Quem não gosta?
Segue-se também um texto assinado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade. Veja-se o que um grande poeta escreveu sobre outro grande poeta.


Parece que tudo já foi dito sobre Vinicius. Agora só vale a pena dizer da saudade que ele deixou. Então vamos aguardar o futuro. Daqui a vinte ou trinta anos uma nova geração julgará estética e não emocionalmente o poeta, com uma isenção que nós não somos capazes de ter. Eu acredito que a poesia dele sobreviverá, independente de modas e teorias, porque responde a apelos e necessidades de todo o ser humano.
Vinicius passou a vida preocupado à sua maneira, usando meios próprios de expressão, com o problema do destino e da finalidade do Homem.
Para ele a princípio, essa finalidade consistia na identificação com o absoluto. Depois com o tempo e para sempre, com o amor, que compreende uma vida social e individual, fundada na justiça e na paz. A plena realização do amor era a seu ver a razão da vida. E a poesia era o meio de tomar conhecimento e de espalhar essa verdade.
A sua vida foi a ilustração do seu ideal poético. Ele queria um mundo preparado para o amor, livre de limitações, pressões e humilhações sociais e económicas. Ora, um ideal dessa natureza é certamente eterno. E Vinicius defendeu-o com muita eficácia, quer na poesia pura, quer na poesia em forma de música.


Carlos Drummond de Andrade

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



BRIGAS, NUNCA MAIS
(Tom Jobim / Vinicius de Moraes)


Chegou, sorriu, venceu depois chorou
Então fui eu quem consolou sua tristeza
Na certeza de que o amor tem dessas fases más
E é bom para fazer as pazes, mas
Depois fui eu quem dela precisou
E ela então me socorreu
E o nosso amor mostrou que veio para ficar
Mais uma vez por toda a vida
Bom é mesmo amar em paz
Brigas nunca mais


DISCUSSÃO
(Tom Jobim/Newton Mendonça)

Se você pretende sustentar opinião
E discutir por discutir
Só para ganhar a discussão
Eu lhe asseguro, pode crer
Que quando fala o coração
Às vezes é melhor perder
Do que ganhar, você vai ver
Já percebi a confusão
Você quer ver prevalecer
A opinião sobre a razão
Não pode ser, não pode ser
Para que trocar o sim por não
Se o resultado é solidão
Em vez de amor, uma saudade
Vai dizer quem tem razão




João Gilberto ao vivo na Bahia em 1978



<< Home