sábado, 15 de novembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (26)









Alfredo da Rocha Viana Filho (1897–1973), conhecido como Pixinguinha, não foi um dos muitos nomes da Bossa Nova. Foi antes um dos artistas mais importantes da Música Popular Brasileira, especialmente do estilo Choro. Foi até criado no Brasil o «Dia Nacional do Choro» (23 de Abril) em homenagem ao nascimento de Pixinguinha.
A canção “Carinhoso” foi composta por Pixinguinha entre 1916 e 1917 e voltou às bocas do mundo pela onda da Bossa Nova, especialmente na versão de João Gilberto. João tem o grande dom de tornar as suas versões como as definitivas de quase todos os temas que interpreta. E este “Carinhoso” não é excepção.

Há uma recente versão desta canção por Marisa Monte e Paulinho da Viola. Ver e ouvir aqui

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.

CARINHOSO
(Pixinguinha/João de Barro)

Meu coração

Não sei porque

Bate feliz, quando te vê

E os meus olhos ficam sorrindo

E pelas ruas vão te seguindo

Mas mesmo assim, foges de mim

Ah! Se tu soubesses

Como sou tão carinhoso

E muito e muito que te quero

E como é sincero o meu amor

Eu sei que tu não fugirias mais de mim

Vem, vem, vem, vem

Vem sentir o calor

Dos lábios meus

À procura dos teus

Vem matar esta paixão

Que me devora o coração

E só assim então

Serei feliz, bem feliz




<< Home