quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (24)











A pré-história da Bossa Nova teve um divulgador ímpar na Rádio, através de programa “A Hora do Calouro”. O programa viria a ter também uma extensão na Televisão brasileira. Ary Barroso (1903 – 1964) foi o primeiro e maior impulsionador do novo movimento cultural que estava a despontar. Visionário e cúmplice, é dele a composição do clássico «Aquarela do Brasil», aqui interpretado pelo eterno João Gilberto. Ary Barroso morreu no ano em que a Bossa Nova atingiu o cume. Na pré-história da Bossa Nova deu a conhecer ao mundo os nomes de Elizete Cardoso e Dolores Duran. Estava lançada a primeira pedra. «Aquarela do Brasil» vai ao fundo da essência e contém muitos termos linguísticos locais.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.


AQUARELA DO BRASIL
(Ary Barroso)

Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingá
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil!

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Canta de novo o trovador
A merencória à luz da lua
Toda canção do seu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

Esse coqueiro que dá coco
Oi! Onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Por essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
Onde a lua vem brincar
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro
Terra de samba e pandeiro



<< Home