sábado, 8 de novembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (20)












Ele Veio da Bahia

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro, cidade sertaneja da Bahia, no dia 10 de Junho de 1931.
João Gilberto é o “anti-herói” da música brasileira.
É conhecido pela sua imensa timidez. Diz-se que o seu apuradíssimo perfeccionismo o torna numa pessoa muitas vezes insuportável. Adora o silêncio, mas é capaz de ficar horas e horas a cantar ao som sincopado da batida do seu violão. E aquela voz… aquela voz murmurada, sussurrada, como um sopro quente duma brisa de Verão. Discreto e suave, extremamente melodioso e tropical.
Fechado por vontade própria no seu apartamento, João passa os dias e as noites a aperfeiçoar os seus temas. As suas aparições em público são escassas. Encomenda a comida por telefone e vão-lha levar a casa. Não recebe visitas, excepto a sua filha Bebel. É um génio criador, permanentemente a recriar-se e a nunca estar completamente satisfeito. O mais recente disco que gravou data de 1999.
Há quem não o compreenda e João sentiu isso na pele. Ingratidão e falta de respeito foram coisas que não lhe pouparam em algumas actuações ao vivo. Mesmo na sua terra natal. Mesmo antes de poder soltar a primeira nota, como se pode constatar
aqui

Mas dos fracos não reza a História… e eles passaram; João ficou!

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.

EU VIM DA BAHIA
(Gilberto Gil)


Eu vim

Eu vim da Bahia cantar

Eu vim da Bahia contar

Tanta coisa bonita que tem

Na Bahia, que é o meu lugar

Tem o meu chão, tem o meu mar

A Bahia que vive para dizer

Como é que se faz para viver

Onde a gente não tem para comer

Mas de fome não morre

Porque na Bahia tem mãe Iemanjá

De outro lado o Senhor do Bonfim

Que ajuda o baiano a viver

Para cantar, para sambar para valer

Para morrer de alegria

Na festa de rua, no samba de roda

Na noite de lua, no canto do mar

Eu vim da Bahia

Mas eu volto para lá

Eu vim da Bahia

Mas um dia eu volto para lá



<< Home