sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (19)



Imagens repletas de história retiradas das páginas mais representativas da Bossa Nova. João Gilberto e o seu violão em 1961. Era o apogeu do movimento com maior significado alguma vez ocorrido na história da música em Português.
João Gilberto é uma personagem controversa e, por vezes (muitas vezes e muito injustamente) mal amado. No seu próprio país já foi vaiado e no seu próprio país retirou-se de palco. Viveu anos em Nova Iorque, mas voltou à sua terra de sempre. Actualmente vive sozinho num apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro. É considerado um Papa no Brasil. Uma espécie de santíssima entidade eremita. Não dá entrevistas, não sai de casa e muito raramente dá espectáculos. Há cinco anos cancelou a actuação prevista e agendada para o Coliseu dos Recreios em Lisboa.

A inexorável passagem do tempo… Nas primeiras imagens (a preto e branco) João Gilberto em 1961. No segundo vídeo (ao vivo num registo amador), o mesmo João ao vivo em Barcelona no ano 2000. Trinta e nove anos separam as duas imagens e João Gilberto mantém o mesmo samba com a mestria de sempre.

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.




SAMBA DA MINHA TERRA
(Dorival Caymmi)

Samba da minha terra deixa a gente mole

Quando se canta todo mundo bole
Quando se canta todo mundo bole

Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba no samba me criei
E do danado do samba nunca me separei




<< Home