terça-feira, 21 de outubro de 2008

Oito coisas do Verão 2008 (7)











No dia 29 de Agosto começou a actividade do novo Provedor da RDP através da segunda série do programa «Em Nome do Ouvinte». Adelino Gomes foi nome escolhido. Não obstante ser um profissional de Rádio com provas mais do que dadas ao longo de décadas, para todos os efeitos tratou-se de uma segunda escolha. O primeiro nome fora vetado.
Adelino Gomes sucede assim ao primeiro Provedor da Rádio Pública, José Nuno Martins. A seu tempo falarei aqui na «Rádio Crítica» do primeiro mandato, mas agora apenas direi que o que me espanta é que Adelino Gomes não tenha sido desde logo a primeira escolha para suceder a José Nuno Martins. Estou a gostar muito dos programas do segundo Provedor. Tem correspondido por inteiro às expectativas que dele tinha antes da primeira emissão. Diplomático, sério, directo, inequívoco, responsável e altamente credível.
Nas primeiras emissões de «Em Nome do Ouvinte», o novo Provedor realizou uma série de programas em que ouviu nomes conhecidos da rádio portuguesa, quase todos eles (se não mesmo todos) trabalharam na RDP.
Quanto a isso, apenas uma curiosidade: de todos os nomes escutados – e foram muitos – nenhum esteve ou está na TSF. Coincidência ou mero acaso?

José Nuno Martins terminou os programas «Em Nome do Ouvinte» em Abril de 2008.
Ver aqui a entrevista que o ex-provedor deu à revista «JJ» do Clube de Jornalistas (nº 35 Julho/Setembro 2008), concedida ao jornalista Luís Bonixe.



<< Home