domingo, 19 de outubro de 2008

Oito coisas do Verão 2008 (5)

















Alte
Perseguia há muito um dia em que, sem que nada fizesse para que isso acontecesse, não ouviria Rádio. Está mais que provado que a Rádio está incrivelmente presente em todos os nossos dias. Todos os acasos me tinham trocado as voltas até ao dia em que, de facto, não ouvi Rádio.
Viagem para sul, o encontro com amigos e o fim de tarde a banhos na pacata Ribeira de Alte. Este sim, foi um dia inteiro sem Rádio… e esteve para não ser. Por muito pouco. A avaria de um auto-rádio contribuiu de forma decisiva.
De regresso às voltas trocadas dos acasos, dias depois ouço, pela mesma Rádio que antes evitara, que no dia em que não a ouvi de facto, ELA estivera também em Alte, poucos dias depois de eu me ter banhado nas transparentes águas de sua ribeira.
ELA é Catherine Deneuve, a eterna actriz que Buñuel captou como nunca em «Belle de Jour», ao lado de Piccoli, Sorel e Geneviève Page.
Terá ela visto o fundo verde da ribeira de Alte e reparado nas chaminés do branco casario escadeado em seu redor? Terá ela (re)descoberto Cet Obscur Objet du Désir?



<< Home