sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Oito coisas do Verão 2008 (3)











No Verão deste ano completaram-se vinte anos após a morte do músico, compositor e intérprete Carlos Paião.
Hoje é praticamente impossível o conseguirmos ouvir na Rádio "dita" de referência em Portugal. Há agora, por ocasião destes vinte anos, a edição de um disco tributo/homenagem a Carlos Paião e, por via disso, lá se vai ouvindo em formato playlist, por exemplo, o tema «Pó de Arroz» na versão de Tiago Bettencourt & Mantha.
Carlos Paião nunca foi uma das minhas preferências nos muitos alinhamentos e escolhas que fiz de música portuguesa para emitir na Rádio. Sei que, por duas únicas vezes, passei na Rádio dois dos seus mais conhecidos temas musicais. Por motivos diferentes. A primeira dessas vezes foi ainda nos anos 90, antes de um encontro de futebol cujo relato iria ser transmitido daí a minutos. O espaço entre o fim do noticiário e o começo do Especial Desporto foi ocupado pelo tema «Zero a Zero» de Carlos Paião. O jogo seria um clássico Benfica – Sporting que, por acaso, terminou… 0 – 0.
A outra vez das duas únicas ocasiões em que passei temas de Carlos Paião foi com o tema «Play-Back». Surgiu num alinhamento referente ao ano de 1981 num fim-de-semana de dez horas de emissão especial em directo, dedicadas aos maiores êxitos da década de 80. Em cada hora um ano e, em cada ano, havia sempre - pelo menos - um tema em português. 1981 foi o ano de Carlos Paião. Como é sabido, foi nesse ano que Paião venceu o Festival RTP da Canção, indo por isso representar Portugal no Festival da Eurovisão.

Aqui vemos a actuação de Carlos Paião com som directo – e sem Play-Back – na Eurovisão em 1981. A orquestra foi dirigida pelo maestro Shegundo Galarza (1924 – 2003):


Na década de 80 Portugal perdeu, de forma inesperada, os seus dois mais interessantes artistas musicais, se bem que muito diferentes. Primeiro fora António Variações, em 1984 (aos 39 anos), quatro anos antes do desaparecimento do autor de «Cinderela».
Carlos Paião morreu num acidente de viação. Tinha 30 anos de idade.
O país soube da notícia através do «Jornal de Sábado» na RTP, apresentado pelo (também já falecido) jornalista Adriano Cerqueira.

Ver aqui imagens da interpretação original de Carlos Paião no Festival RTP da Canção/1981

Ver aqui imagens da notícia na RTP (26 de Agosto 1988)



<< Home