domingo, 12 de outubro de 2008

Oito coisas do Verão 2008 (1)

Eles em minha casa












Mark Eitzel & American Music Club

Big Night
Foi em 1987 que comprei um disco chamado «Engine» por causa de uma canção chamada “Big Night”. Tinha-a ouvido na Rádio. Desconhecia a banda de San Francisco, os American Music Club, mas passei a conhecer e tornei-me desde então num grande admirador. A escrita, a composição e a voz pertencem a Mark Eitzel. Na recta final do Verão 2008, o Festival B.O.M. [Barreiro Outras Músicas] trá-los a minha casa para uma actuação única no A.M.A.C.
Ao jantar, no «Verde Minho», uma conversa, sessão de autógrafos [Eitzel agradavelmente admirado por assinar capas de discos com tantos anos] e fotografias para a posterioridade.
Simpático, bastante afável. Perguntei a Eitzel pelo line-up do concerto da noite. Estava ansioso por ver e ouvir ao vivo algumas das (muitas) excelentes composições de Eitzel. Fiquei contente por saber que “Fearless” iria constar do alinhamento, mas a verdade é que perguntei se iriam tocar “No Easy Way Down” (*) ; “Big Night”; “Jenny”; “Western Sky” e “Can You Help Me?”. Eitzel sorriu e disse: “Vê-se mesmo que és um nosso fã… só um verdadeiro fã é que pediria essas canções!” e depois acrescentou: “Sim, vamos tocar algumas old songs, mas não essas…”.
Profissionalmente tinha já estado com grandes figuras da música mas, ali com Eitzel, estava meramente enquanto fã. E, garanto-vos, não é a mesma coisa.
Já no palco, algumas canções do novo álbum «The Golden Age» e, das mais antigas: “Outside This Bar”; “What Godzilla Said To God When His Name Wasn’t Found In The Book Of Life” e “Gratitude Walks”.
Que maravilhosa audiência, que bom ambiente… nós habitualmente só actuamos em dirty bars”, gracejou Eitzel para a plateia. Já antes tinha mostrado agrado pelo restaurante ao jantar e pelo magnífico Parque da Cidade onde caminhou durante a tarde.
No único encore, a canção “Fearless” do álbum «San Francisco» (1994).
Os American Music Club seguiram para Espanha, dando continuidade à digressão europeia, tendo sido este o único concerto em Portugal.

Ver entrevista a Mark Eitzel

Mais sobre Mark Eitzel na «Rádio Crítica» (18 de Outubro 2005)

Ver e ouvir canção “Western Sky”:



Where Are They?
Na sala, gente de meia-idade e alguns jovens. Nenhum dos meus antigos companheiros da rádio primordial… e é triste. Triste porque esse facto reflecte coisas não muito positivas, entre elas – e à cabeça – desinteresse pelo que já os interessou: a Música! E mais: a Rádio! A casa que lhes ampliou os gostos e conhecimentos. Que os fez crescer profissionalmente. Mas igualmente triste por outras razões e coisas mais ou menos evitáveis, tais como casamentos falhados, filhos, famílias destruídas e remendadas monoparentalmente; empregos mais ou menos precários, aborrecimentos vários e a acção inexorável do Tempo. Como disse Yourcenar: O Tempo muda e nós mudamos com ele. Enfim, como se costuma dizer ao mesmo tempo em que se encolhem os ombros, “é a vida”. E é a vida, mas é a vida sem qualidade.
Durante o concerto lembrei-me de algumas das vozes sem rosto que provaram o primeiro Éter e que ali não estiveram… o que é feito deles?


(*) "No Easy Way Down": Chamada de atenção para a emissão comemorativa dos seis anos do programa «Vidro Azul». Esta canção está lá e oiçam para saberem porquê!

Have this song on a compilation. I thought it was a better song than I could even write
Mark Eitzel

Na conversa com Eitzel, contei-lhe que a sua música sempre pertenceu ao meu leque de escolhas para difusão na Rádio. Devia ter sido mais rigoroso e ter-lhe dito que antigamente fazia parte das minhas escolhas, mas seria um bocado difícil explicar a uma pessoa distante da nossa realidade as razões pelas quais actualmente ele e os seus American Music Club não podem fazer parte do leque de escolhas da radiodifusão em Portugal. Mas claro – e ainda bem – que existem excepções. Mesmo que sejam as excepções do costume. As escolhas musicais de Ricardo Mariano são uma das (boas) excepções do costume.

Emissão de Aniversário «Vidro Azul» 13 de Outubro
RADAR - Domingo para Segunda-feira, 0:00-02:00 (repete Quarta-feira 01h-03h)
RUC - Segunda-feira, 23:00-01:00 (repete Sábado 02h-04h)

Mais sobre Ricardo Mariano e o programa «Vidro Azul» na «Rádio Crítica»:
Entrevista a Ricardo Mariano: 18.Fevereiro.2006
Do outro lado do Vidro: 22.Outubro.2006
VA5: 15.Outubro.2007
-------------------------------------------------------------------------------------
O que eles dizem (42)

Se houvesse um Deus mau que me dissesse: vou tirar-te tudo o que tens, mas podes escolher uma única coisa com que possas ficar. Essa coisa que eu escolheria era a música.

Maria Filomena Mónica
In: RTP-N
10 Outubro 2008



<< Home