quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (05)

"Bim Bom" por si só faz um levantamento total de como a batida tão famosa do violão de João Gilberto se tornou no símbolo de um movimento musical que atravessou fronteiras e levou a música brasileira a terras distantes. A Bossa Nova é a expressão artística em Português que mais se internacionalizou. É muito mais famosa no mundo do que o Fado.
"Bim Bom" é, de todas as composições da Bossa Nova, a mais simples. De toda a complexidade simplificada da estrutura musical da Bossa Nova, nenhuma canção parece ser mais simples que esta. Singela, impressionante, expressiva.
Das muitas versões do tema, Astrud Gilberto (ao tempo, mulher de João) vocalizou uma das mais consagradas.

Gravação original de João Gilberto no dia 10 de Julho de 1958.


Na ausência de imagens de João Gilberto a cantar e a tocar “Bim Bom”, aqui fica uma interpretação do discípulo Caetano Veloso – ao vivo no Rio de Janeiro em 1985 – antecedido de um outro tema de João [“Hô-Bá-Lá-Lá”]. Repare-se nas palavras de Caetano sobre João Gilberto e sobre a Bossa Nova. Parece coisinha simples, não é?

Crónica que deveria estar a passar na Rádio. Não passa na Rádio, mas passa aqui durante cinquenta dias até ao fim do ano. Texto inicialmente escrito para Rádio adaptado para leitura on-line.



BIM BOM
(João Gilberto)

Bim bom bim bim bom bom
Bim bom bim bim bom bim bim

É só isso o meu baião
E não tem mais nada não
O meu coração pediu assim, só

Bim bom bim bim bom bom
Bim bom bim bim bom bom

É só isso o meu baião
E não tem mais nada não



<< Home