quarta-feira, 16 de abril de 2008



RJC-Rádio Jornal do Centro / TSF-Coimbra

Neste dia Mundial da Voz, recupero aqui algumas imagens de vozes disponibilizadas em arquivo na Internet – lamentavelmente sem as ouvirmos, excepto as do jingle promocional [Né Ladeiras e Francisco Amaral] apanhadas por mero acaso na clickagem de link em link. Imagens de um tempo muito diferente dos dias de hoje. Demasiadamente diferente. A rádio ainda a funcionar sob a tecnologia analógica, mas de uma criatividade e vivacidade que dificilmente se encontram hoje em Portugal. Anos primordiais da RJC-Rádio Jornal do Centro [depois TSF-Coimbra] nos anos 1989/90.
Nas imagens reconheço Francisco Amaral e Isabel Simões, entre muitos outros.
Os estúdios que aqui vemos desapareceram, foram demolidos. A RJC/TSF-Coimbra ainda teve tempo de vida numas outras instalações, também já pertencentes à memória. As emissões próprias da TSF em Coimbra acabaram em 1993 e a TSF-Coimbra foi vendida em 1995.



RNA-Rádio Nova Antena

A RNA-Rádio Nova Antena é das estações (ex-pirata) mais antigas em Portugal. Começou a emitir em 1985. Reconheço neste vídeo comemorativo do 22º aniversário (incluindo muitas imagens de arquivo) alguns ex-colegas daquela estação, companheiros na construção de um pedaço de estrada na vida e na Rádio: Pedro Miguel Costa, Vera Nogueira, Sandra Gomes, António Mota, Carlos Severino, Susana Gomes, João Carvalho, Joaquim Maralhas, Paula Amaral, Charles Costa, Luís António, Manuel Vieira, etc. Também não temos o som de todas as vozes que aqui aparecem, mas ficam as imagens e muitas memórias.

Eu próprio – que desconhecia a existência destas imagens – apareço algures a fazer emissão, ou seja, no meu habitat natural (foi há quase quinze anos; apenas as pessoas que me conhecem pessoalmente poderão reconhecer-me).

--------------------------------------------------------------------------------------------
O que eles dizem (41)

"A palavra é tempo, o silêncio é eternidade"
Maurice Maeterlinck

"Eterno é tudo aquilo que dura uma fracção de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica"
Carlos Drummond de Andrade



<< Home