segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Tal País










Herman José regressou à rádio no passado dia 31 de Março, com uma nova crónica diária de humor, na Antena1. Escutadas as primeira edições, duas constatações. Primeira: Herman José continua a ser um grande humorista; Segunda: Herman José já não é o melhor. Foi ultrapassado por novos talentos, todos eles muitos jovens e muito diferentes dele. E é precisamente por causa de enormíssimas diferenças que se tornaram melhores que o Mestre. Se o tentassem imitar estariam imediatamente liquidados. Herman é inultrapassável no seu estilo, no terreno que ele próprio criou.
A expansão e popularização do formato Stand-up Comedy, o fenómeno Gato Fedorento e outras novas personagens do humor nacional, ofuscaram o brilho intenso – e até há poucos anos sem concorrência a sério – da Hermania.
Actualmente na Rádio, os humoristas que mais aprecio são Nuno Markl na Antena3 e principalmente Bruno Nogueira em «Tubo de Ensaio» na TSF. Outro é o tempo, outro é o modo. O melhor tempo e o melhor modo de Herman José na rádio pertencem ao passado. Mas ele ainda tem a televisão, não tem? Por muito que tentem dizer o contrário, he’s not dead yet.

----------------------------------------------------------------------------

O que eles dizem (39)

Marcelo Rebelo de Sousa é sempre notícia?
Por força das minhas rotinas, a segunda-feira é um dia da semana em que, por norma, oiço a TSF no período entre as 6h30 e as 8h00. Reparo, por isso, com frequência que à segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa é quase sempre notícia. Não posso constatá-lo senão impressivamente, mas a verdade é que, pelo menos na TSF (hei-de ver o que fazem as outras rádios também!), as escolhas de Marcelo contêm um grande ‘valor-notícia’. Interrogo-me sobre a pertinência desta opção. Por que razão há-de a opinião do ‘Professor’ ser catapultada sempre (muitas vezes, pelo menos) para além dos limites do próprio programa da RTP? Não corre a TSF (e eventualmente outros órgãos) o risco de ser caixa de ressonância de uma linha de opinião que se constrói semanalmente?

Madalena Oliveira
In: Jornalismo & Comunicação
Segunda-feira, 17 de Março 2008



<< Home