terça-feira, 11 de março de 2008

Matrizes

Viagens pelo património discográfico com Rui Vieira Nery
Antena2; Sábado (11:00/12:30)

















«Matrizes» vai na segunda de três emissões dedicadas ao músico e compositor norte-americano George Gershwin. Começando pelos anos vinte do século passado, através de gravações históricas nas vozes de, por exemplo, Al Johnson e Adele & Fred Astaire.
Programa extremamente didáctico, bem documentado e excelentemente bem apresentado, «Matrizes» é puro serviço público, conduzido numa hora e meia semanal por quem verdadeiramente percebe do que está a falar. O gosto e as escolhas de um musicólogo (que já foi Secretário de Estado da Cultura) em torno da música universal.
No próximo sábado, a última das três emissões dedicadas ao percurso artístico de George Gershwin, o homem que confundiu para sempre as regras do jogo entre o que era a música tradicional/popular e a música erudita. Está a ser uma delícia ouvir «Matrizes». Quem não conhece “Rhapsody in Blue”?











Nas mais recentes emissões do programa «Questões de Moral», Joel Costa tem dedicado a sua escrita e apresentação ao Cinema, isto é, a questões de moral relacionadas com certos cineastas quer através deles próprios, quer através da expressão da Arte das suas obras. Luis Buñuel, Jean Renoir, Roberto Rossellini, Roman Polanski e Federico Fellini já foram contemplados pela análise moral, sociológica e lúcida de Joel Costa. É para continuar, suponho e desejo.

«Questões de Moral»
Antena2; Segunda-feira (23:00/00:00)



<< Home